Hospital do Servidor Público Municipal recebe médicos para o programa de residentes 2019

Unidade oferece residência médica há mais de 30 anos, com 162 vagas credenciadas pelo Ministério de Educação

 

Profissionais aprovados para o Programa de Residência Médica do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)

 

Texto: Daniela Avancini
Fotos: Ricardo Liberato

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) recepcionou, no dia 1 de março, 60 novos médicos residentes de diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. O HSPM oferece residência médica há mais de 30 anos, com 162 vagas credenciadas pelo Ministério de Educação (MEC). Em 2019, foram abertas 73 vagas para, desde cirurgia básica, clínica médica, pediatria, ortopedia, ginecologia e obstetrícia até especialidades como otorrinolaringologia, nefrologia, gastroenterologia, dermatologia, endocrinologia, pneumologia, geriatria, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, coloproctologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia da mão, neonatologia, cirurgia de cabeça e pescoço e anestesiologia.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo superintendente do HSPM, doutor Antonio Célio Camargo Moreno; pelo diretor em substituição do Departamento de Atenção à Saúde, doutor Gutemberg Ferreira da Rocha; pela diretora da gerência técnica de ensino e pesquisa, doutora Juliane Cristina Burgatti; pelo coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), doutor Carlos Saraiva Martins e pela presidente da associação dos médicos residentes, doutora Luciana Barbosa Páglia. A solenidade contou com a presença de diretores, coordenadores, assessores, supervisores de programa, preceptores e servidores do hospital.

 

Superintendente do HSPM, doutor Antonio Célio Camargo Moreno, conduz a cerimônia de abertura da recepção dos residentes
 

O vice-presidente da Coreme, doutor Pedro Marcos Santino Bueno de Souza falou sobre as atividades e responsabilidades do médico residente no HSPM. O superintendente do hospital, doutor Moreno, ressaltou a estrutura que o HSPM tem para a qualificação dos residentes e homenageou a primeira colocada no concurso, a médica Aline Costa Menezes, que obteve a maior nota geral no processo seletivo do Programa de Residência da Prefeitura Municipal de São Paulo e pôde ser a primeira candidata a escolher a unidade. Aline escolheu o HSPM para a residência em cirurgia, Cirurgia Pré-Requisito em Área Cirurgia Básica.

Aline tem 27 anos e é natural de Irecê, na Bahia. Formou-se há um ano e meio em Salvador (BA) e prestou o concurso para residência médica em Cirurgia Básica da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no qual foi aprovada.

 

Médica aprovada em primeiro lugar no concurso, Aline Costa Menezes, foi homenageada pelo superintendente do HSPM

 

“Fui aprovada em primeiro lugar no concurso e escolhi o Hospital do Servidor Público Municipal por ser um serviço tradicional, um hospital de grande porte e que me permitirá aprender as melhores técnicas, protocolos e rotinas de cirurgia para eu levar de volta para a minha terra e contribuir para o progresso da minha região”, disse a residente.

Os novos residentes também conhecerem os principais setores do hospital, como laboratório, farmácia, segurança, psicologia, medicina do trabalho, centro cirúrgico, anestesiologia, gerência de risco e o núcleo interno de regulação.

 


 Coordenadores, assessores, supervisores de programa e preceptores.Coordenadores, assessores, supervisores de programa e preceptores.