Cai taxa de infecção hospitalar no HSPM

O controle de infecção hospitalar começa pela higienização das mãos...

O controle de infecção hospitalar começa pela higienização das mãos, portanto, a conscientização dos profissionais de saúde, pacientes e usuários é fundamental para o sucesso desta empreitada. Para isso, o HSPM conta com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), baseada na Portaria 2616 de maio de 1998, composta por profissionais de diversas categorias. A CCIH tem como foco principal as ações de prevenção e controle de infecção hospitalar por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

No HSPM por meio do sistema de busca ativa é possível contabilizar os dias em que os pacientes são submetidos a procedimentos invasivos. Além disso, com o objetivo de reduzir as taxas de infecção dos tratos urinário e respiratório, corrente sanguínea e pós cirurgias, implantou-se a utilização de “Bundles” (pacotes), com adoção de medidas que resultaram, em 2010, redução de 8% na taxa de Infecção Hospitalar (IH) global, em comparação com 2009.

A redução de (IH) no HSPM é significativa: a UTI do 7º andar aponta diminuição de cerca de 50% na densidade de pneumonias, obtida pelo programa de cuidados aos pacientes sob ventilação mecânica, realizado pelos profissionais de Odontologia e Fisioterapia. Com a aplicação do “Bundle” obteve-se aproximadamente 40% de redução na densidade de infecção da corrente sangüínea nas UTIs. Em 2011, estes “pacotes” serão estendidos a outras unidades de internação.

O Programa Anual de Prevenção e Controle de IH no HSPM, alinhado com o Planejamento Estratégico, prevê ações que resultam na melhoria contínua da atenção à saúde e na segurança dos processos. Todo mês os índices de infecção hospitalar (IH) são encaminhados ao Programa de Qualidade Hospitalar (CQH) e à COVISA (Coordenadoria de Vigilância Sanitária). Os indicadores relativos ao IH no HSPM estão dentro das médias referentes aos hospitais com perfil semelhante.

NOTA CCIH

A Coordenadoria do Serviço Técnico de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) informa que na edição de nº 56 - Março/2011 do Informe HSPM, em matéria de Capa, apresentamos redução da taxa de infecção hospitalar no HSPM, entretanto, ressalta que a aplicação dos Bundles (pacotes), os quais conferem segurança e qualidade na atenção à saúde dos pacientes, também está ligada à atuação das equipes de Enfermagem. Portanto, a redução dos indíces de infecção hospitalar no Hospital do Servidor Público Municipal deve-se ao trabalho cotidiano das equipes multiprofissionais.

Marcos Antonio Cyrillo - Coordenador do CCIH