Sessão de cinema no HSPM exibe o premiado Central do Brasil

Atividade faz parte do projeto "Oficina de Escrita e Imagem" da Seção Técnica de Psicologia do Adulto e tem como objetivo incentivar a arte, a cultura, a reflexão e o debate dentro do espaço de saúde

Toda primeira quinta-feira do mês, o Hospital Público do Servidor Municipal (HSPM) realiza sua Oficina de Cinema no anfiteatro do hospital, exibindo filmes com temáticas relacionadas às questões de vida e de interesse do público.

Para abordar a saudade, no dia 2 de agosto próximo exibirá o longa-metragem Central do Brasil, de Walter Salles, que recebeu vários prêmios e indicações ao redor do mundo, como duas indicações ao Oscar como melhor filme estrangeiro e de melhor atriz para Fernanda Montenegro, entre outros. O enredo gira em torno de Dora, uma professora aposentada que trabalha como “escrevinhadora” de cartas para pessoas analfabetas na estação de trem Central do Brasil, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ela ajuda Josué, um garoto cuja mãe morreu atropelada por um ônibus, a encontrar seu pai no Nordeste. E juntos empreendem uma longa viagem pela dura realidade do país, que é ao mesmo tempo um rito de passagem para o menino e a descoberta da afetividade para ambos.

Neste mês, o debate com o público contará com um convidado especial, Victor Palomo, psiquiatra formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), analista junguiano membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), mestre e doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), e autor de “Qui nem jiló: a saudade do lugar de origem” (Editora Escuta).

“Unir arte, cultura e saúde ajuda a obter novas referências e subjetividade em relação ao tema saúde mental, pois saúde não é apenas tratar a doença, mas também oferecer qualidade de vida e um bom relacionamento humano", diz Thaís Rodrigues Silva, psicóloga da seção técnica de Psicologia do Adulto do HSPM e coordenadora do projeto.


Serviço

Oficina de Cinema no HSPM
“A Saudade em Central do Brasil”

1ª quinta-feira do mês – 2 de agosto
Horário: 9h
Sessão gratuita e aberta ao público

HSPM
Hospital do Servidor Público Municipal

Rua Castro Alves, 60, Aclimação (metrô Vergueiro)
9º andar – anfiteatro