Sala de Meditação oferece terapias complementares aos usuários e funcionários do HSPM

Programa Vida e Terapia

Em junho de 1999, o HSPM inaugurou no 9º andar do Complexo Hospitalar, a Sala de Meditação, inicialmente destinada a atender a demanda contida no Ambulatório de Acupuntura, através das práticas físicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A Meditação, até então, uma prática pouco divulgada no Brasil, mas de comprovação e reconhecimento internacional, dirigida pelos médicos desse Ambulatório, tornou-se uma opção terapêutica a mais, disponível para a manutenção da saúde pública. Muitos foram os pacientes que se beneficiaram desta técnica, trazendo os resultados esperados. O espaço deu tão certo que virou um ponto de referência e projetou o HSPM como o 1º hospital público do Brasil a ter uma Sala de Meditação. Estava plantada a semente do atendimento
integral à saúde de forma humanizada, valorizando as práticas meditativas. Nos anos que se seguiram, surgiram outros grupos interessados a compartilhar esse espaço, valorizando o bem-estar dos pacientes, investindo no compromisso com o atendimento integral da saúde através das terapias complementares. Abriu-se um espaço para diversificar as opções terapêuticas,
ampliando sua atuação na comunidade e integrando ainda mais a visão holística ao tratamento convencional da saúde. Hoje, a Sala de Meditação comporta, gratuitamente, uma diversificada gama de propostas terapêuticas para todos aqueles que utilizam os serviços do hospital, sejam pacientes ambulatoriais, internados, acompanhantes, funcionários, voluntários, ou o público em geral.

Confira entrevista exclusiva com a Dra. Joseli Suzin, coordenadora do Programa Vida e Terapia.

Porque surgiu a Sala de Meditação?

J: Surgiu por meio de uma proposta do grupo de Medicina Chinesa - Acupuntura, em decorrência do aumento de demanda deste serviço.

Quantas pessoas já foram atendidas?

J: Em 13 anos de funcionamento, podemos dizer que foram em média 130 mil atendimentos.

O que é Meditação?

J: É uma técnica para cultivar a disciplina mental e uma atitude de equilíbrio diante das situações da vida. Segundo seus praticantes, há mais clareza mental, objetividade, paciência e compreensão, além de ajudar na saúde física.

Existem outras práticas além da Meditação?

J: Sim, a Sala de Meditação tem este nome porque originalmente foi planejada para se praticar Meditação, mas com o tempo passou a ser um espaço aberto a todas as Terapias Complementares. No momento oferecemos: Arte Mahikari, Cura das Atitudes; Dança Circular; Reflexologia; Reike; Tai Chi Chuan; Sekai Tai Chi; Terapia Comunitária; Meditação Shikantaza; Meditação Ch’an; Yoga e Mãos Sem Fronteiras.

Quem a utiliza?

J: Todas as atividades da Sala de Meditação são gratuitas e abertas ao público em geral.

Como funciona esta sala?

J: A sala funciona mediante programação, disponível também no site do HSPM. Da estrutura humana, atualmente conta com aproximadamente 60 terapeutas voluntários e 05 funcionários das equipes multiprofissionais do HSPM.

Para quais tratamentos as práticas da Medicina Chinesa são indicadas?
J: A Medicina Chinesa atua de forma particular em cada indivíduo, tendo assim indicação em todas as patologias, seja como coadjuvante nas questões mais complexas, mas também como terapêutica única em alguns tratamentos.

De que forma os usuários podem manifestar a satisfação do atendimento prestado?

J: Dentro da sala de meditação, está disponível uma caixa para recebimento de avaliação de usuário. Outro canal de comunicação é a Ouvidoria,
localizada no saguão principal do Hospital.

Como médica, e no ponto de vista científico, as práticas complementares contribuem com o tratamento clínico?

J: ‘Hoje em dia existem muitas linhas de pesquisas que provam isso. A Medicina Chinesa há milênios considera as frustrações, mágoas, ressentimentos e desejos não realizados como fatores de adoecimento, mas só recentemente, porém, ela foi reconhecida cientificamente. Pesquisas americanas como a Teoria dos Campos Eletromagnéticos Pulsantes provaram o uso de baixas freqüências, semelhantes aos campos gerados pela impostação das mãos, na cura. É sabido que as pessoas reagem melhor ao tratamento médico quando se sentem acolhidas em todas as esferas das suas vidas.

‘Este é um trabalho fantástico que já ajudou muita gente, e que pode ajudar muito mais, o que as pessoas precisam é conhecer, penso que o que você não conhece não te faz falta. E é com essa concepção que fica aqui o convite, pois a Sala de Meditação está aberta a todos!’, finaliza Suzin.

Clique Aqui e veja a programação completa (datas e horários sujeitos a alteração).