Metodologia de Relacionamento de dados dos sistemas SUS-SMS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é extenso e complexo, com inúmeras atribuições e ações, consequentemente, os sistemas de informações do SUS. Porém, estes sistemas são segmentados e a realidade existente é que existe pouca comunicação entre si, os dados dos diferentes sistemas se complementam ainda de maneiro insipiente e sem regularidade.

Com vistas a suprir esta segmentação, a CEInfo criou uma metodologia de relacionamento de dados validada e reproduzível aos tema de interesse à SMS.

Esta metodologia usou diversos meios da Tecnologia de Informação, tais como: SQL, algoritmos, API, webserver, PHP, Java, Xamp, entre outros.

Com esta tecnologia a GTec/CEInfo participa de projetos em que o relacionamento de dados é uma ferramenta importante para a integração de dados que viabiliza o conhecimento mais real e ampliado da problemática de estudo e, o controle dos riscos associados. A saber:

Anomalia Congênita: visa à descrição do perfil epidemiológico das malformações congênitas em DNV; descrição da organização da assistência à AC; e Qualificação de dados dos SIS-SUS-SMS.

Segurança no trânsito:

Projeto Vida no trânsito: visa propor intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem evidências na redução das mortes e dos feridos graves.

GT de dados da Iniciativa Bloomberg para segurança global no trânsito: visa reduzir as mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito.

Mortalidade infantil: estudo sobre riscos gestacionais e mortalidade infantil.

Gestão da clínica para gestante e criança nos primeiros anos de via: visa acompanhar a gestação, parto, puerpério e a crianças nos primeiros meses de vida com o objetivo de reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil e fortalecer as competências de gestão da clínica nas unidades de saúde com responsabilidades e interesse no tema.

Indicador “Dias potenciais de gravidez perdidos”: desenvolvimento de indicador sobre a idade gestacional para produzir evidências de sua associação com a saúde materna e infantil, morbidade e mortalidade.