Dados preliminares do SINASC

A publicação dos dados preliminares do SINASC se baseia no conceito de dados abertos e da transparência da gestão pública.

Os dados preliminares do Sinasc estão sujeitos à modificação até a sua edição final. Eles podem ser modificados, tanto pela inserção de novos registros, como, por procedimentos sistemáticos de avaliação de qualidade.

Os dados preliminares mostram uma posição (um retrato) dos dados, na data em que foi publicado.

A nomeação do arquivo com os dados preliminares do SINASC tem a seguinte estrutura: nome do sistema + cidade de instalação+ ano de nascimento + data da publicação.

O que são dados abertos?

“ ...dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura.

... Todos os dados públicos têm vocação para serem dados abertos.

...os cinco motivos para a abertura dos dados são: transparência na gestão pública; contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão; aprimoramento na qualidade dos dados governamentais; viabilização de novos negócios; obrigatoriedade por lei. ...” (Ver em: <https://dados.gov.br/pagina/dados-abertos>).

Este processo permitirá que o Ministério da Saúde publique os dados com o máximo de qualidade possível, conforme determina a Portaria 116/2009 do Ministério da Saúde (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/2009/prt0116_11_02_2009.html).

Visto isso, informamos que os dados referentes ao ano de 2023, são prévios e estão em fase de aprimoramento da qualificação dos dados de nascimento, podendo sofrer alterações até sua publicação final prevista para dezembro de 2024.

 

Arquivos para download*

 

*Arquivos compactados. Para descompactá-los, é necessário um descompactador (Winrar, Winzip). Caso não tenha, instale o Winzip, clicando aqui.