Projeto Garbage

Conhecer o perfil de saúde da população é importante para avaliar e planejar ações em saúde, para isso, é fundamental a informação de boa qualidade. O SIM (Sistema de Informação de Mortalidade) é importante fonte para esse diagnóstico no Brasil .Por definição ,Código Garbage( CG) ou de causa básica pouco útil são códigos da CID relativos a causas básicas de óbitos com diagnósticos indefinidos que não permitem identificar e planejar ações de saúde pública.

O percentual de declarações de óbito com causa básica de óbito com diagnósticos considerados pouco utéis em saúde pública ( Garbage Code) gira em torno de 30% no Brasil. Diante disso, o Ministério da Saúde estabeleceu como meta a redução do percentual de óbitos com causa básica de óbito pouco útil( Garbage Code)1 criando um Projeto para Melhoria do Diagnóstico da Causa Básica de Morte, do qual o Município de São Paulo faz parte. Neste projeto foi constatado um grande número de Garbage Code em declarações de óbito emitidas pelos hospitais e que após a investigação realizada é capaz de se reverter o Garbage Code numa causa mais útil para análise em saúde pública e permitir que os gestores possam planejar as políticas de saúde de uma forma mais adequada àquela população.

As ações propostas visam melhorar a qualidade da informação através da qualificação e conscientização da equipe médica para a importância do preenchimento adequado da Declaração de Óbito , pois é ela o instrumento para a elaboração dos dados epidemiológicos.

1-MANUAL DE INVESTIGAÇÃO HOSPITALAR NAS SESSENTA CIDADES SELECIONADAS PARA ÓBITOS COM CAUSA BÁSICA CLASSIFICADOS COMO CÓDIGOS GARBAGE EINSTRUTIVO PARA O PREENCHIMENTO DA FICHA DE INVESTIGAÇÃO - IOCMD-H. VERSÃO 1.0- MINISTÉRIO DA SAÚDE

Veja também:

Manual para Investigação do Óbito com Causa Mal Definida

Aplicativo AtestaDO