PREFEITURA DE SÃO PAULO

Guia de Encaminhamento de Cadáver (GEC)

PRO-AIM/ CEInfo

30/08/2023 12h01

Com o intuito de fornecer informações para subsidiar o médico legista na identificação da causa de mortis e no completo preenchimento da declaração de óbito (dados de identificação, histórico de saúde, circunstâncias do óbito), o PRO-AIM elaborou a Guia de Encaminhamento de Cadáver (GEC).

Esse documento deve ser preenchido (PORTARIA Nº 1056/2012 –SMS.G1) quando do encaminhamento do cadáver para2:

A GEC poderá ser impressa diretamente clicando AQUI. Ressaltamos que deve ser emitida em 3 vias e todos os seus campos devem ser preenchidos:

 

Orientações para o preenchimento da Guia de Encaminhamento de Cadáver
A Guia de Encaminhamento de Cadáver é composta por sete (7) blocos que contemplam a grande maioria das informações que constam da declaração de óbito (DO), além de informações sobre a história clínica e o atendimento prestado. O legista e/ou patologista utilizará esses dados para o preenchimento da DO no Instituto Médico Legal (IML) ou Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
É de responsabilidade do médico que assina a Guia toda e qualquer informação nela constante, inclusive a garantia de seu completo preenchimento.

Campo “Guia destinada ao”

 BLOCO I - Responsável pelo encaminhamento:

 BLOCO II - Identificação do cadáver

BLOCO III - Óbito de Mulheres em Idade Fértil

Este bloco destina-se à coleta de informações sobre mulheres em idade fértil, isto é, entre 10 e 49 anos de idade. Esses dados são importantes para o calculo da mortalidade materna.

BLOCO IV - Óbitos fetais e em menores de 1 ano

Este bloco destina-se à coleta de informações sobre a mãe do falecido, nos casos de óbito fetal ou em menor de 1 ano de vida. Esses dados são importantes para estudos sobre a mortalidade neonatal e infantil, fatores de risco envolvidos e pareamento com a base de dados de Nascidos Vivos.

BLOCO V - Óbitos por causas externas

Este bloco destina-se à coleta de informações sobre as “circunstâncias do acidente ou violência que produziu a lesão fatal” (CID-10 - definição de causa básica de morte). 

BLOCO VI - Informações do serviço médico

Este bloco destina-se à coleta de informações sobre as condições clínicas do paciente durante o atendimento no serviço médico.

BLOCO VII - Atendimento realizado no Hospital/Pronto Socorro

BLOCO VIII - Médico responsável
Carimbo e a assinatura do médico responsável e a data de preenchimento.

 

Referências:

1Portaria Nº 1056/2012 –SMS.G, publicada no Diário Oficial do Município, em 19/05/12 - p.33

2Resolução CFM nº 1.779/2005, publicada no D.O.U., 05 dez 2005, Seção I - p. 121

3Resolução CFM 1641/02