Inquéritos de Saúde no Município de São Paulo

CEInfo - Coordenação de Epidemiologia e Informação

Introdução   |  ISA-Capital 2008   |  ISA-Capital 2003

Tabulações On-Line   |  Outros inquéritos   |  Link

 

Introdução

Os inquéritos de saúde podem ser definidos como estudos envolvendo diferentes aspectos relacionados ao estado de saúde e utilização de serviços de saúde, em geral realizados em amostras representativas de uma população definida. São instrumentos que fornecem dados e informações fundamentais que subsidiam a definição de políticas públicas na área da saúde, sendo cada vez maior a sua utilização enquanto ferramenta utilizada no planejamento em saúde.

Os Inquéritos de Saúde ISA-Capital, realizados em 2003 e 2008 pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) através de convênios com outras instituições, têm como objetivo conhecer aspectos importantes relacionados ao estado de saúde, hábitos eutilização dos serviços de saúde entre os moradores da cidade de São Paulo.

Topo

 

Inquérito de Saúde ISA-Capital 2008

O ISA-Capital 2008 foi realizado por meio de convênio entre a SMS - SP e o Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da USP. Este inquérito domiciliar disponibilizou um banco de dados que irá gerar informações sobre aspectos atuais da situação de saúde da população paulistana, seu estilo de vida e uso de serviços de saúde, bem como mostrar tendências comparadas aos resultados do ISA – 2003. Trata-se de importante pesquisa para conhecer com mais detalhes o perfil epidemiológico da população e, com isso, colher elementos adicionais para fundamentar as políticas de saúde na cidade de São Paulo. A base de dados disponibilizada será explorada e os seus resultados serão divulgados por meio de publicações temáticas.

Topo

 

Inquérito de Saúde ISA-Capital 2003

A USP, UNICAMP e UNESP, em parceria com a SMS-SP, realizaram um inquérito domiciliar de saúde no Município de São Paulo no ano de 2003. Este inquérito trata de morbidade referida e utilização dos serviços de saúde.

  1. Abertura
  2. Introdução
  3. Doenças Crônicas
  4. Alcoolismo
  5. Fumo
  6. Transtorno Mental
  7. Obesidade

 

Topo

 

Tabulações On-Line de Inquéritos Nacionais

  • PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

  • Vigitel - Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico

  • VIVA: Vigilância de violências e acidentes

  • Inquéritos de Saúde Bucal

Topo

 

Outros Inquéritos de Saúde

Topo

 

Links relacionados

Topo

 

Clique no link para fazer o download do Adobe Acrobat Reader®.