Quem somos

Coordenação de Epidemiologia e Informação - CEInfo

Apresentação   |  Missão/Valores/Visão de futuro   |   Atribuições   |   Estrutura

 

Logotipo da Coordenação de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo CEInfo


Apresentação

A Coordenação de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (CEInfo) foi criada em 2001 quando da retomada do SUS na capital paulista. A criação de um órgão no nível central que coordenasse a política municipal de informações na área da saúde revestia-se de caráter estratégico. Entretanto, além da coordenação desta política era premente a definição de uma concepção de produção e uso de informações no SUS municipal. Os princípios e diretrizes da política nacional de saúde forneceram as bases fundamentais para esta definição. No entanto, a característica diferenciadora da proposta paulistana foi a incorporação da epidemiologia como um eixo central desta concepção.

A epidemiologia neste contexto não é considerada apenas como um método para produção de conhecimentos ou de intervenção sobre agravos, mas como um conhecimento fundamental sobre o processo saúde-doença no coletivo e que orienta práticas de planejamento, gestão e intervenção assistencial ou preventiva; portanto como tecnologia que fornece bases essenciais e não exclusivas, para a produção e o uso da informação.

A CEInfo compõe a Coordenadoria de Informação em Saúde (CIS), que integra a Secretaria Executiva de Regulação, Monitoramento, Avaliação e Parcerias (SERMAP).

Topo

Missão

Promover a produção e o uso da informação voltada para a gestão de políticas públicas de saúde e melhoria das condições de saúde para a população da cidade de São Paulo.

 

Valores

  • Atuação em consonância com os princípios do SUS
  • Democratização da informação
  • Criatividade, pensamento crítico e protagonismo
  • Compromisso com o aprimoramento da informação
  • Enfoque epidemiológico na produção da informação

  

Visão de futuro

Constituir-se e ser reconhecida como referência na produção da informação, contribuindo para o aprimoramento da gestão do SUS, a melhoria das condições de saúde da população e o exercício pleno da cidadania.

Topo

Atribuições (Decreto Nº 59.685, de 13 de Agosto de 2020 – Art. 88)

  • Assessorar as áreas da SMS nos diversos níveis de gestão para o desenvolvimento de instrumentos e metodologias de produção de informação, para a realização de diagnósticos de saúde, monitoramento e avaliação do desempenho de políticas, programas e ações de saúde;

  • Produzir informações e análises, de caráter estratégico, integrador e articulador das diversas áreas de interesse da gestão, incluindo aquelas relativas à saúde suplementar;

  • Apoiar e desenvolver pesquisas, estudos e instrumentos de análise de dados e produção de informações com vistas ao planejamento;

  • Desenvolver pesquisas, estudos e instrumentos de análise de dados e produção de informações, para aplicação nos processos de gestão e para divulgação de temas de interesse da SMS, para seus órgãos e setores e para a sociedade em geral;

  • Desenvolver tecnologias de informação para análise, uso e difusão da informação em saúde na SMS;

  • Fomentar a capacitação dos trabalhadores do SUS para obtenção, produção e análise de dados e informações de saúde e sua aplicação aos processos de planejamento e gestão;
  • Promover, monitorar e participar de ações para qualificação de dados e informações produzidas e utilizadas pela SMS com outros órgãos e setores afins;

  • Gerenciar os sistemas de informações sobre nascidos vivos e sobre mortalidade no Município, em interlocução com as demais instâncias do SUS.

Topo

 

Estrutura da CEInfo

A CEInfo é composta por uma coordenação, uma assessoria técnica, uma divisão e quatro núcleos:

  • CEInfo - Coordenação de Epidemiologia e Informação

    Assessora áreas da Secretaria Municipal de Saúde, produz informações e análises de caráter estratégico, além de desenvolver tecnologias de informação para análises, capacitar técnicos e gestores no uso da informação, qualificar dados de informação e gerenciar sistemas.

    Coordenadora: Iracema Ester do Nascimento Castro
    E-mail: smsceinfo@prefeitura.sp.gov.br

  • Assessoria Técnica

    Assessora tecnicamente a Coordenação e as instâncias funcionais da CEInfo no desenvolvimento de projetos, metodologias de análise, monitoramento, avaliação de programas e atividades implantadas, na elaboração do planejamento estratégico, ações pactuadas, programadas e monitoradas das áreas envolvidas.

    E-mail: smsceinfo@prefeitura.sp.gov.br

  • SINASC - Núcleo de Informação sobre Nascidos Vivos

    Realiza o processamento, atividades para melhoria da qualidade, a análise e a divulgação das informações sobre nascidos vivos no município de São Paulo. A fonte dos dados é a Declaração de Nascido Vivo (DN), padronizada pelo Ministério da Saúde. Estas informações compõem as bases de dados estadual e nacional do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC).

    Mirna Namie Okamura
    E-mail: sinasc@prefeitura.sp.gov.br

  • PRO-AIM - Núcleo de Informação sobre Mortalidade

    Realiza o processamento, atividades para melhoria da qualidade, a análise e a divulgação das informações sobre mortalidade referente a todos os óbitos ocorridos no município de São Paulo. A fonte dos dados é a Declaração de Óbito (DO), padronizada pelo Ministério da Saúde. Estas informações compõem as bases de dados estadual e nacional do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

    Marcos Drumond Junior
    E-mail: proaim@prefeitura.sp.gov.br

  • GISA - Núcleo de Geoprocessamento e Informação Socioambiental

    Organiza e divulga as informações demográficas e urbanas, indicadores sociais e ambientais e outras informações de interesse da SMS, produzidas por outras instituições. Produz, mapas digitais e impressos com georreferenciamento de eventos e estabelecimentos de saúde, áreas geográficas e outras informações, subsidiando e desenvolvendo estudos e análises relevantes à compreensão do processo saúde-doença e a organização da rede de serviços e cuidados.

    Marcelo Antunes Failla
    E-mail: ceinfogeoprocessamento@prefeitura.sp.gov.br

  • NIAS - Núcleo de Informação de Assistência à Saúde

    Analisa as bases de dados dos sistemas de informações cadastrais e de produção de serviços do SUS: ambulatorial (SIA, APAC), hospitalar (SIH e CIHA) e cadastral (CNES). Participa da padronização dos registros dos dados nos diferentes sistemas em conjunto com as áreas que os gerenciam e disponibiliza mensalmente conjunto de relatórios gerenciais como subsídio à gestão.

    Camila da Silva Mogliani
    E-mail: smsceinfo@prefeitura.sp.gov.br