Reunião Ordinária do GTEPS Novembro 2022

Os principais temas abordados no encontro foram: BVS - Vitrine do Conhecimento, Reabilitação na Paralisia Cerebral e Oficinas de Acolhimento para Agentes Comunitários de Saúde da CRS Centro

Na quinta-feira (17/11/2022), foi realizado mais um encontro mensal, de forma virtual, do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS).

Betina Black Dalarmelino, da Divisão de Educação-EMS, deu as boas-vindas e deu início à reunião com a apresentação da “Vitrine do Conhecimento” pela Marine-EMS, recurso da Biblioteca Virtual em Saúde-BVS para dar destaque aos trabalhos e produções técnico-científicas e maior representatividade aos trabalhadores da rede. Informa que em junho, foi desenvolvido novo layout e que o acesso à base de dados é livre e gratuito, se constitui em uma importante ferramenta de comunicação. Esclarece que a BVS é da Secretaria Municipal de Saúde-SMS e não da Escola Municipal de Saúde-SMS. Para a inserção dos trabalhos da SMS, dentro do escopo de trabalho corporativo, poderão enviar no formato de pdf para a Marine se realizada uma primeira análise e assim, estabelecer um fluxo comum. Betina informa que estão atualizando a Portaria referente à composição do Comitê Técnico da BVS para publicação no Diário Oficial, com a inclusão de representantes das EMSR, CRS e áreas técnicas. Marine, divulga também uma nova fonte que é a Segunda Opinião Formativa.

Em seguida, Nathália, terapeuta ocupacional, da área técnica de Reabilitação-SMS, divulgou o curso “Reabilitação na Paralisia Cerebral” para profissionais do Centro Especializado em Reabilitação – CER, que é um ponto de atendimento especializado em reabilitação, que tem como objetivo realizar diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento (física, intelectual, visual e auditiva). O Curso tem como objetivo atualizar e qualificar os profissionais no seu atendimento e o conteúdo está baseado na classificação internacional da função motora grossa. Este setor foi criado com a Portaria MS793/12, consolidado em 2017, com a instituição da Rede da Pessoa com Deficiência. O curso com 189 inscritos, será de forma assíncrona, com carga horária de 20 horas. É constituído de 10 módulos com a inclusão de pré e pós testes para avaliação do curso e um estudo de caso para elaboração do Projeto Terapêutico Singular, em grupo. Este curso é validado e a conclusão está prevista para 15/12/22. No dia 16/12/22, haverá uma live, às 14 horas, na plataforma Teams, para discussão e avaliação do curso. Após avaliação, pretende-se abrir novas turmas, 2 ao ano, e incluir outras categorias profissionais. Informa, que estão elaborando a linha de cuidado para atenção ao Transtorno do Espectro Autista LC TEA – que será divulgada ainda em 2022. Enviarão a apresentação realizada e também o convite para o lançamento da Linha de Cuidado.

Na sequência, Salete-EMSRCentro apresentou as oficinas de acolhimento para Agentes Comunitários de Saúde-ACS, realizadas na CRSC. Foram realizadas 10 oficinas, na forma de World Café. Foi feita uma adaptação na metodologia de análise do discurso do sujeito coletivo, recurso da pesquisa qualitativa, mais simplificada, sem todo rigor acadêmico. Após a coleta dos dados, foi realizada uma sistematização para definição dos encaminhamentos. Previsão de novas capacitações para 2023, abordando os aspectos mais críticos, na prática destes profissionais, tais como: nome social, identidade de gênero e orientação sexual, raça/cor, ética/sigilo, violências e pessoa com deficiência-PCD.

Informes:

  • Cláudia-EMS se apresentou como a nova coordenadora pedagógica da Escola Técnica do SUS-SP e contou que recentemente, acrescentou ao seu currículo o mestrado profissional realizado na FIOCRUZ-Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, do RJ. Destacou a importância dos trabalhadores do nível médio, que são maioria na rede de saúde da cidade. Ainda irá acumular a coordenação do Rede Sampa, dando continuidade às lives e conta com a colaboração de todos para um trabalho coletivo e democrático. Conta que estará participando da Reunião RETSUS, no Pré-Congresso Abrasco, em Salvador, de 19 a 24 de novembro e poderá apresentá-la no próximo Gteps.
  • Edenir-EMSR Oeste faz um breve relato sobre desenvolvimento dos trabalhos do Grupo de Trabalho-GT de Educação Permanente-EP da qual é membro e alguns participantes destacaram a importância do GT, como está sendo conduzido, que dá motivação aos participantes e faz refletir sobre o próprio fazer, em saúde e também, resgatar o papel da EMS. Maria do Carmo foi muito citada como responsável por proporcionar este movimento e que desenvolveu no GT, o arco de Maguerez, um dos fundamentos do Projeto Político Pedagógico da EMS.
  • Betina-EMS informa o encerramento da 2ª turma, em 26/11, do Curso de Especialização em Enfermagem Clínica. Os convites já foram enviados e foi ressaltada a importância da presença das EMSR e dos interlocutores de Enfermagem, posto que apesar de estar sendo realizado pelo Hospital Albert Einstein, seu produto e legado pertencem à SMS.
  • Nilva-EMS informa que foi solicitado um relatório do curso de Terapia Comunitária Integrativa-TCI que está em sua fase final. A coordenadora do curso, Jussara Otaviano, do Polo Formador-Instituto Afinando Vidas, nos enviou relatório parcial, mas que já nos permite ter uma visão ampla, tanto dos avanços como dos obstáculos a serem resolvidos pela SMS, por meio de sua área técnica. As EMSR, quase que unanimemente, relataram que estes cursos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde-PICS não passam pelas mesmas e que trabalham isoladas.
  • Sobre a planilha PLAMEP que está sendo revista a partir da última oficina, Paula-EMS informa que o sistema que está sendo elaborado, estará disponível a partir da próxima semana provavelmente.

Betina finaliza a reunião, agradecendo a participação de todos e informa que a próxima e última reunião do ano, será dia 15/12/22, no mesmo horário.