AÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Iniciativas, campanhas e conteúdos para informar e dar suporte aos trabalhadores da saúde

Por: Maryane Pereira e Waleska Rodrigues

Declarada como pandemia no dia 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Covid-19 tem acometido um grande número de pessoas no Brasil e no mundo. A doença que surgiu na cidade chinesa de Wuhan, é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca nos seres humanos: tosse, febre, coriza, dor de garganta e falta de ar, podendo ocasionar de quadros leves a graves.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) tem recomendado medidas de proteção para evitar a transmissão da doença, como: lavar as mãos constantemente, evitar aglomerações, não tocar olhos e boca.

Os profissionais da saúde estão atuando de forma intensa na linha de frente contra o coronavírus, desde a organização do serviço de saúde até o atendimento de pacientes. Para auxiliar estes trabalhadores a Escola Municipal de Saúde elaborou ações para o combate a Covid-19.

Em parceria com o Hospital São Paulo (ligado à Unifesp), a Escola Municipal de Saúde (EMS) lançou no dia 16 de abril o espaço colaborativo online “Covid-19: O que você precisa saber”, com o objetivo de oferecer orientações importantes a respeito do novo coronavírus. Hospedado na plataforma EAD da EMS, o depositório de informações  funciona como uma espécie de dossiê, reunindo as principais dúvidas sobre a doença através de vídeos, infográficos, artigos nacionais e internacionais que serão atualizados constantemente.

O espaço colaborativo “Covid-19: O que você precisa saber” está dividido em 14 partes, que abordam desde orientações gerais sobre a doença, diretrizes de notificações, até orientações  para o manejo clínico. Por possuir um conteúdo mais específico, as aulas têm como público-alvo os trabalhadores da saúde, procurando assim proporcionar um ambiente de atualização e consulta para eles.

* Acesse aqui  a plataforma EAD

* Veja o passo a passo de como se inscrver na plataforma clicando aqui

O Núcleo de educação permanente do SAMU (NEP) em parceria com o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde, elaboraram vídeo-aulas sobre o manejo correto de vias áreas, para orientar os profissionais do SAMU em como proceder com os pacientes no contexto atual da pandemia de Covid-19, com o principal objetivo de oferecer segurança e informação adequada para atuação das equipes. As aulas foram gravadas e editadas pelo Núcleo de Comunicação, e serão hospedadas na página dedicada às capacitações do SAMU na plataforma EAD da EMS.

Legenda: filmagem da video-aula sobre o manejo correto das vias áeras.

Outras ações importantes foram feitas internamente, entre elas as campanhas criadas pelo Núcleo de Comunicação da EMS para a conscientização de seus próprios funcionários, com cartazes contendo orientações sobre a higienização das mãos, do local de trabalho e como portar-se ao tossir. Para mais, a instituição também publicou em suas redes sociais vídeos demonstrativos de como lavar as mãos como forma de prevenção, dicas de proteção voltadas ao trabalhador da saúde, e notícias sobre a Covid-19 lançadas no portal da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Por iniciativa do setor de Eventos Funcionais, foi promovida uma palestra com a Dra. Renata Fregonezi, médica de Família e Comunidade, para orientar os trabalhadores da Escola sobre sintomas e prevenção da doença causada pelo novo Coronavírus.

* Veja o vídeo de lavagem de mãos

* Acompanhe as Redes Sociais da EMS: Facebook, Instagram, Twitter.

Teve início em 22 de abril de 2020 as atividades do Serviço de Saúde Mental do Trabalhador no Hospital de Campanha do Anhembi. O serviço, é coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Bruno Generoso, supervisor do Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e tem como objetivo a assistência à saúde mental dos profissionais da saúde em atividade no Hospital de Campanha. O projeto foi elaborado em um esforço de equipe contando com a Dra. Magali Vicente Proença, superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal, Dra. Rosana Cristina Poli Casagrande Garcia, diretora da Escola Municipal da Saúde, Dra. Claudia Ruggiero Longhi, coordenadora de saúde mental do município e com o Dr. Paulo Mazaferro, coordenador da 8ª COREME.

“Durante a pandemia os profissionais da saúde estão sob um risco maior de desenvolvimento de transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e transtornos relacionados a trauma e a estressores. A proposta do serviço é a pronta assistência à saúde mental dessas pessoas acolhendo suas angústias nesse período e possibilitando intervenções precoces. Os atendimentos são presenciais e realizados no próprio Hospital de Campanha com intuito de facilitar o acesso” explica Dr. Marcelo Bruno Generoso.

As ações no Hospital de Campanha são realizadas por residentes voluntários do Programa de Psiquiatria.

A iniciativa faz parte do esforço conjunto do SUS no combate a pandemia e conta com o integral e vital suporte da Escola Municipal de Saúde, da Autarquia Hospitalar Municipal e da Secretaria Municipal da Saúde.

Legenda: parte da equipe dos residentes voluntarios.

 

Por Waleska Rodrigues

A Capacitação para o atendimento aos pacientes de Covid-19, elaborada pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde (EMS), tem por objetivo atender uma demanda da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) que, diante da pandemia da Covid-19, identificou a necessidade de qualificar profissionais da atenção primária à saúde (Unidades básicas, CAPS, etc.), para atuarem em equipamentos de urgência e emergência como Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, que estão atendendo casos da doença causada pelo Coronavírus.

O curso é desenvolvido inicialmente na plataforma de ensino à distância (EAD) da EMS, abordando informações gerais sobre a doença como: sinais e sintomas, biossegurança dos profissionais, protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE). Também orienta sobre manejo clínico, reanimação cardiopulmonar e manejo de vias aéreas.

Após a conclusão dos módulos em EAD, a capacitação conta com um encontro de aprendizagem prática para higienização de mãos, paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), reconhecimento de insuficiência respiratória, atendimento a parada cardiorrespiratória e manejo de vias aéreas para necessidade de intubação em pacientes com Covid-19.

A capacitação é destinada a médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas da SMS-SP, sendo que para os profissionais da administração direta poderá contar para promoção e progressão da carreira. Para promover a parte presencial do curso, a Escola Municipal de Saúde contará com as Escolas Municipais de Saúde Regionais (EMSR) e com as Organizações Sociais de Saúde (OSS), Instituições de Ensino Parceiras e Hospitais de cada região, a fim de articular a realização desse encontro de forma descentralizada.

O primeiro encontro prático presencial ocorreu em 21/05/2020 na Regional Centro, em parceria com a EMSR Centro, com o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) e com o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Na região Sul, esse apoio à capacitação prática da EMSR Sul será por parte da Universidade Santo Amaro (UNISA) em seu Laboratório de Simulação e deverá acontecer na última semana de maio. As Escolas Municipais de Saúde Regional das regiões Norte, Leste e Oeste já estão promovendo a capacitação de seus profissionais na primeira fase em EAD, e articulando para as próximas semanas a aula presencial.


Legenda: Primeiro encontro para aula prática da Regional Centro no HSPM. Foto: Tânia Caçador.

As atividades presenciais são acompanhadas pelas enfermeiras do Núcleo de Educação em Urgências da Divisão de Educação da EMS, Maria Elisa Diniz Nassar e Simone Valentim Teodoro, que participaram também da elaboração do conteúdo teórico hospedado na plataforma EAD.

Segundo Maria Elisa, o curso tem propiciado uma maior aproximação e articulação com os territórios: “Está sendo um momento de grande aprendizado para todos nós, um momento em que estamos firmando nossa parceria com as Escolas Regionais, com as OSS, com as Instituições de Ensino Parceiras, estamos criando um vínculo muito mais próximo e trocando experiências (...), conhecendo mais os profissionais que trabalham na rede, que fazem um trabalho muito bonito, e criando laços muito proveitosos para melhorar o atendimento aos pacientes.”

Como reconhecimento da qualidade do conteúdo e dos aprendizados práticos oferecidos nessa capacitação, foi solicitado que futuramente ela seja aberta a todos os profissionais que já estão atuando no enfrentamento da Covid-19, e não apenas para os profissionais que estão sendo remanejados da atenção primária para atendimento de urgências.

 

Abordagem Fisioterapêutica na Covid-19

A capacitação para os profissionais fisioterapeutas, elaborada pelo Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde (EMS), tem por objetivo atender uma demanda da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) que, diante da pandemia da Covid-19, identificou a necessidade de qualificar profissionais da atenção primária à saúde (Unidades básicas, CAPS, etc.), para atuarem em equipamentos de urgência e emergência como Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, que estão atendendo casos da doença causada pelo Coronavírus.


O curso é desenvolvido integralmente na plataforma de ensino à distância (EAD) da EMS, abordando por meio de materiais didáticos e videoaulas, informações gerais sobre a doença e seu manejo clinico no ambiente de urgência e emergência e hospitalar, como: sinais e sintomas, biossegurança dos profissionais, protocolos de atendimento e diretrizes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e também a Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória – ASSOBRAFIR. Serão abordados temas específicos como higienização de mãos, paramentação e desparamentação, mobilização precoce, reanimação cardiopulmonar, funcionamento dos ventiladores mecânicos, aspiração de vias aéreas, volume corrente, driving pressure, PEEP, equipamentos, ventilação a suporte, entre outros.


A capacitação é destinada aos fisioterapeutas da SMS-SP, sendo que para os profissionais da administração direta o curso é validado e poderá contar para promoção e progressão da carreira. Para a construção deste curso, a Escola Municipal de Saúde contou com a colaboração da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde, da Instituição de Ensino Parceira USP, do CREFITO3 e da ASSOBRAFIR. Todos no intuito de elaborar um conteúdo que trouxesse significância e pudesse auxiliar esse profissional no seu (novo) processo de trabalho.


Segundo Thiago Mattos, que atua na Divisão de Educação da EMS e participou da elaboração do conteúdo, o curso terá como objetivo de aprendizagem propiciar uma maior segurança para os profissionais que foram e que poderão ser remanejados para a o atendimento na urgência e emergência e hospitais: “No momento que estamos vivendo é essencial que os profissionais da saúde, em especial o fisioterapeuta, estejam preparados para conseguir desenvolver um atendimento eficaz e seguro para o paciente, independente do nível de atenção em que ele se encontra na Rede de Atenção à Saúde (...), com esta capacitação buscamos um objetivo pontual, de caráter emergencial: proporcionar orientações práticas e rápidas para fisioterapeutas com ou sem vivência em UTIs. Além disso disponibilizamos na plataforma o link do plantão tira-dúvidas com respostas em ate 24 horas, que é uma iniciativa do CREFITO-3 e também poderá auxiliar nossos profissionais”.