Residência Integrada em Medicina de Família da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo

Escola Municipal de Saúde > 8ª COREME > Programas > Medicina de Família

 

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de São Paulo é um programa voltado a ampliação e valorização da Atenção Primária à Saúde do município. O programa tem duração de 2 anos e é realizado preferencialmente na mesma região de saúde por todo período.

O eixo central do programa é o estágio longitudinal de atenção primária, com duração de 02 anos, que acontece na mesma Unidade Básica de Saúde (UBS) e na mesma equipe (preferencialmente equipe de estratégia de saúde família). É nesse estágio que o residente tem condições de colocar em prática os princípios do nível primário de atenção e de estabelecer contato prolongado e continuado com a mesma comunidade, podendo realizar estudos que envolvam a sua população adstrita e trabalhando dentro de uma perspectiva territorial na saúde.

Além disso, há a imersão (estágios curtos, porém aprofundados) em outros equipamentos da rede de atenção à saúde, organizados em ciclos de cuidados ao longo do primeiro e segundo ano de residência, preferencialmente escolhidos conforme a referência da UBS em que o residente está lotado.

Os Ciclos do R1 são: Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde Mental e Saúde do Adulto e do Idoso;

Os Ciclos do R2 são: Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos, Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador, Ensinagem, Gestão em Saúde, e Atenção à População Vulnerável

Por fim, há estágios na Rede de Urgência e Emergência do Município, com plantões nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia.

A carga horária da residência é de 60h semanais, sendo 70% em atenção primária a saúde e o restante em outros níveis de atenção e em períodos teóricos.

Considerando a vastidão da rede municipal de saúde, serão necessários deslocamentos pela cidade, para que os estágios sejam bem aproveitados.

A presença exigida para as atividades da residência é de 100% e haverá atividades todos os dias da semana, incluindo o período noturno e os finais de semana, conforme escala de estágios, plantões e aulas.

Exemplo de semana padrão do residente de Medicina de Família e Comunidade*:


 

*Está é apenas um representação da semana, podendo sofrer alteração conforme a necessidade da região de saúde.