8ª COREME - Comissão de Residência Médica

Escola Municipal de Saúde > 8ª COREME - Início

 

 

Apresentação

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço com carga horária de 60 horas semanais, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, através da Comissão de Residência Médica e a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.


A Secretaria Municipal da Saúde  de São Paulo (SMS-SP) oferece programas de residência médica na sua rede através de oito COREME (Comissão de Residência Médica). Sete destas COREME estão em hospitais próprios e uma, a 8ª COREME, está na Escola Municipal de Saúde, órgão responsável pela educação da SMS.


A 8ª COREME foi criada em 2014 com proposta de realizar os programas de residência nos 3 níveis de atenção (primário, secundário e terciário) da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo. A intenção deste modelo, além da formação técnica especializada na área médica é proporcionar também o desenvolvimento de competências relacionadas aos fluxos da Rede Municipal de Saúde que integra os diferentes níveis de atenção: integralidade do cuidado, protocolos da SMS e suas linhas de cuidados, regionalização e necessidades sanitárias da população.

A 8 COREME tem a função do aperfeiçoamento e efetivo desenvolvimento deste modelo de residência junto aos supervisores, e preceptores dos programas e os profissionais e gestores da Rede Municipal de Saúde.

A Comissão de Residência Médica da Escola Municipal de Saúde oferece programas de Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade, que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. O processo seletivo para ingresso é realizado anualmente, com normas divulgadas em edital público.


A 8ª COREME tem como cenário de ensino:


• Hospital Dr. Ignácio de Proença Gouveia (Mooca)
• Hospital Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim)
• Hospital São Luiz Gonzaga (Jaçanã)
• Hospital Prof. Waldomiro de Paula (Itaquera)

• Ambulatórios de especialidade Flavio Gianotti (Ipiranga)

• Unidade de Referencia a Saude do Idoso (Santa Cecilia)

• Unidades Basica de Saude (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em todas regiões da cidade.

 

Coordenação da 8ª COREME
Dr Paulo Mazaferro

Supervisão da 8ª COREME
Dra Ana Carolina Calmon da Costa Silva - Programa de Clínica Médica
Dr Maria Athene Mauro - Programa de Pediatria
Dra Márcia Roque - Programa Obstetrícia e Ginecologia
Dr Marcelo Generoso - Programa de Psiquiatria e Vice Coordenador
Dr Heitor Rossi - Programa Medicina de Família e Comunidade

Secretaria da 8ª COREME
Daniele Pavan Bega

 

 

   Programas de Residência: