Última reunião do ano apresenta a 8ª COREME e fala sobre o Telessaúde

Reunião foi realizada no dia 29/11/2018

Por João Pedro K. Pierro

Na última quinta-feira (29/11/2018) o Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), se reuniu na Escola Municipal de Saúde (EMS) para sua reunião mensal. Estavam presentes representantes das EMS Regionais, da COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde), do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Na reunião foram apresentadas duas pautas, a primeira sobre a 8ª COREME, que mostrou a história da residência e a regulamentação da residência no Brasil. Além disso, foram explicadas as ações realizadas entre a 8ª COREME e a EMS, como provas online e o EAD, também foi falado sobre a página da 8ª COREME que ficará hospedada no site da EMS e o curso de psicoterapia em conjunto com o Rede Sampa.

A 8ª COREME é formada por cinco programas com 192 residentes, cinco supervisores de programas, 15 supervisores locais, 100 cenários em todas as CRS (incluindo quatro hospitais) e 150 médicos que fazem preceptoria. Essa que é a mais nova COREME, tem um modelo inédito, sendo a primeira residência em rede.

A segunda pauta foi uma apresentação sobre o Telessaúde Redes do município de São Paulo. Foi abordada a legislação do programa Telessaúde, o site Telessaúde, onde a EMS tem uma área totalmente dedicada a Tele-Educação e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a elaboração das respostas para as perguntas feitas no site, assim como a avaliação da resposta encaminhada após ser feita. Ao final da apresentação, foi divulgado que o Telessaúde alcançou as metas previstas pelo Programa de Metas de 2017/2020, além disso, foi falado sobre a abordagem da teleconsultoria, que atende as dúvidas e perguntas dos trabalhadores, profissionais e gestores das equipes de saúde que atuam na Rede de Atenção no Município de São Paulo.