Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde (COREMU SMS SP)

Escola Municipal de Saúde > Residência Multiprofissional - Início

A Residência Multiprofissional em Saúde e/ou em Área Profissional da Saúde é destinada às profissões da área de saúde, sob a forma de curso de especialização, modalidade lato sensu caracterizado por ensino em serviço nos termos da Lei no 11.129, de 30/06/2005, Resolução CNRMS 1/2015 de acordo com o artigo 1º da Portaria Interministerial nº 1.077 de 12 de novembro de 2009 e demais legislações pertinentes. 

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, e tem como diretrizes o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos residentes e a melhoria da assistência à saúde da comunidade nas áreas profissionalizantes em consonância aos princípios do Sistema Único de Saúde.

A Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (COREMU SMS/SP) tem como filosofia “o propósito de fomentar e assegurar o desenvolvimento e a formação de residentes no âmbito das Redes de Atenção em Saúde que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Promover a formação de pós-graduação lato senso modalidade residência dos profissionais com excelência e ética valorizando a participação multiprofissional e interdisciplinar na assistência humanizada, visando a articulação do ensino em serviço, a prevenção e a intervenção em prol da recuperação do bem-estar e da qualidade de vida em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.”

Visão: Tornar-se referência em todos os Programas de Residência oferecidos nesta COREMU, atraindo profissionais com potencial técnico, científico e social.

Valores: Valorização da vida; Competência; Responsabilidade social e ambiental; Ética, Respeito; Qualidade; Humanização; Participação e transparência nas ações.

O ingresso nos Programas de Residência da COREMU SMS/SP se dá por Seleção Pública para preenchimento de vagas. O Edital de abertura de inscrições ocorre no segundo semestre do ano vigente para início das atividades no mês de março do ano seguinte e apresenta as instruções especiais aos candidatos interessados. As provas desta seleção pública são realizadas exclusivamente na cidade de São Paulo e são publicizadas por meio do Diário Oficial e pela empresa responsável pela organização a divulgação de todo o processo.

 

CARACTERIZAÇÃO

Pós-graduação lato sensu realizada na perspectiva do Ensino em serviço;                                                                                   
Concessão de bolsa de estudos financiada pelo Ministério da Saúde, a qual não configura vínculo empregatício;

• Regime: Dedicação exclusiva;                                                                  

Carga Horária Total: 5.760 horas para os programas de 2 anos e 8.640 horas para os programas de 3 anos; sendo que 80% de atividades práticas e 20% atividades teóricas e/ou teórico-práticas: Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) sob a orientação docente é obrigatório para a certificação.

• Jornada Semanal: 60 horas;

• Duração: 2 ou 3 anos;

Possibilidade de realização estágio optativo de até 30 dias no segundo ano de residência.

 

Sobre os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (COREMU/SMS-SP), criada em 2013, possui 11 das 15 categorias profissionais permitidas em Portaria Interministerial nº 16 de 22 de dezembro de 2014, a saber: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas e Educação Física.

Os profissionais residentes vivenciam nos cenários de prática de origem, assim como nos equipamentos de saúde da Rede de Atenção à Saúde do município de São Paulo, intervenções e condutas pertinentes à promoção de saúde em conformidade com os pressupostos legais e princípios do SUS. Para cada Programa de Residência há um Coordenador, Tutores e Preceptores.

São ofertados 08 programas de residência sendo 07 centrados na área hospitalar e 01 na atenção primária, abaixo discriminados:
 

Residência em Área Profissional:

 

Residência Multiprofissional em Saúde:

 

Coordenação da Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde (COREMU SMS/SP):


Coordenadora: Dra. Valnice de Oliveira Nogueira
Coordenadora Suplente: Ma. Claudia Pagotto Cassavia

Contato telefônico: 11-38464815 ramal 213
Correio eletrônico: coremu@prefeitura.sp.gov.br

Instagram: @coremusms

 

Estágio Optativo

A COREMU SMS/SP permite aos Residentes de Programas externos (nacionais e internacionais) a vivência nos cenários de prática da SMS/SP para Estágio Optativo, conforme critérios definidos por legislação vigente e atendendo aos pré-requisitos obrigatórios. 

Maiores informações sobre Estágio Optativo clique aqui.

 

  EDITAIS

 

VAGAS REMANESCENTES - 2024