Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 18 de Setembro de 2012 | Horário: 16:31

Escola Técnica do SUS completa 10 anos

Revista evidencia a importância da ETSUS – SP para o aprimoramento técnico e intelectual dos trabalhadores da saúde.

Na última edição da revista Rede de Escolas Técnicas do SUS, foi realizada uma matéria contando a trajetória da Escola Técnica do SUS em São Paulo, que em junho de 2012 completou dez anos.


A ETSUS – SP é vinculada à Escola Municipal de Saúde e subordinada à Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, e por ela já passaram quase sete mil alunos em uma década. Desse total, 5556 concluíram cursos técnicos, entre eles de Enfermagem, Saúde Bucal (além do auxiliar nesta área), Imobilização Ortopédica, Farmácia e Agente Comunitário de Saúde. Atualmente, na escola estão matriculados 214 alunos no curso Técnico em Vigilância em Saúde, destinado aos servidores que exercem a função de agente de apoio de controle de zoonoses de São Paulo.


As metas são a valorização pessoal e profissional dos trabalhadores de saúde e a formação de sujeitos capazes de contribuir para a transformação dos serviços. Para tal, os eixos norteadores desse projeto são: opção pedagógica baseada na metodologia problematizadora; utilização do currículo integrado; defesa dos princípios do SUS e da saúde como direito fundamental e novo modelo de promoção e atenção integral à saúde.


Para a diretora da Escola Municipal de Saúde, Laura Aparecida Christiano Santucci, “o projeto político pedagógico da escola está baseado em uma perspectiva histórico-crítica de educação, no trabalho como princípio educativo, no currículo integrado e na metodologia problematizadora de ensino, possibilitando o aumento da autonomia intelectual dos trabalhadores”.

Confira a matéria completa aqui.

collections
Galeria de imagens