Escola Municipal de Saúde realiza I Encontro Internacional sobre Avaliação e Monitoramento em Educação Permanente em Saúde em parceria com a EACH-USP

Encontro trouxe pesquisadores nacionais e internacionais e profissionais de saúde da SMS para estimular reflexões sobre a formação permanente de profissionais de saúde.

Por Fernando Rodrigues dos Santos

Na última segunda-feira, 22, aconteceu o I Encontro Internacional sobre Avaliação e Monitoramento em Educação Permanente em Saúde da Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), no Auditório Paula Souza. O evento foi selecionado entre 88 propostas conforme o Edital de Apoio a Eventos Científicos recebidos pela Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação. Organizado em conjunto pelos professores da EACH-USP, Dra. Eunice da Silva, Dra. Régia Oliveira e Dr. Douglas Andrade e a representante da Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP) Dra. Fátima Lico, o encontro trouxe pesquisadores nacionais, internacionais e profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-SP) para estimular reflexões sobre a formação permanente de profissionais de saúde e discutir as experiências e produtos do Observatório de Atividades Educativas para Profissionais dos Sistemas Públicos de Saúde.

Durante a palestra da manhã foi feita uma conferência de abertura com a professora Dra. Isabel Craveiro da Universidade Nova Lisboa-Instituto de Higiene e Medicina Tropical em formato remoto, e uma mesa redonda com as convidadas Profa. Dra. Marilia Louvison da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), Profa. Dra. Carmen Lavras da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Dra. Sylvia Grimm da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) que teve como foco discutir questões do monitoramento e avaliação e sua relação com a Educação Permanente.

Na imagem: Vice Diretora da EACH-USP Profa. Dra. Fabiana Evangelista, Profa. Dra. Eunice da Silva e a Coordenadora da COGEP Dra. Regina Marinho

 

“A busca de indicadores que nos ajudem a monitorar e avaliar as ações de Educação Permanente é o que vai conseguir nortear atitudes e gerar mudanças no processo de trabalho” comentou a participante do encontro, Dra. Marcia Fernandes, Médica que atua na Divisão de Educação da EMS-SMS/SP, sobre o debate discorrido. Para a Terapeuta Ocupacional da Divisão de Educação da EMS-SMS/SP, Paula Pavan, que também estava no evento, a discussão de indicadores de formação vai ao encontro do papel da EMS na construção do Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP). “A nossa expectativa atual tem a ver com o processo de qualificação da elaboração e coordenação das atividades do PLAMEP”, afirmou ela, e concluiu citando a fala de Sylvia Grimm, que “não podemos fazer avaliação que não esteja atrelada ao compromisso com a transformação daquilo que se identificou, caso contrário, não se trata de uma avaliação, mas somente de um diagnóstico situacional.”

No período da tarde as convidadas Profa. Dra. Carmen Nieto e Profa. Dra. Isabel Lopez da Universidade Jaén (UJA-Espanha) marcaram presença remotamente junto aos convidados presenciais Prof. Dr. Marco Akerman da FSP-USP e a Profa. Dra. Sylmara Dias da EACH-USP, debatendo a Interconexão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sua relação com os determinantes sociais de saúde e a conexão com a Educação Permanente. O encontro se encerrou com as apresentações das experiências do Observatório e suas diversas linhas de pesquisa, como: Educação Permanente e Juventude, Educação Permanente da População Negra, Indígena e Imigrante e Educação Permanente e a Saúde da Mulher.

Imagem da platéia do evento

 

A Doutora em Saúde Pública da EMS-SMS/SP, Fátima Lico, que participou da elaboração da proposta do evento, afirmou que o encontro foi um sucesso. “O evento foi muito importante porque permitiu dar visibilidade ao trabalho do Observatório e sua relevância para os profissionais de saúde da SMS”, enfatizou Fátima, e concluiu dizendo que, como próximos passos, serão realizadas oficinas para construir um painel de indicadores.

Dra. Fátima Lico no evento

 

Saiba mais sobre o Observatório de Atividades Educativas para Profissionais dos Sistemas Públicos de Saúde

 

Entre 2018 e 2019, foi realizada uma pesquisa piloto com 50 profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para conhecer as ações educativas oferecidas aos profissionais de saúde da rede municipal, resultando em um diagnóstico preliminar de que havia empenho por parte dos serviços de saúde para oferecer atividades educativas, porém muitas vezes não eram planejadas nem aferidas.

Foi então criado o Observatório de Atividades Educativas para Profissionais dos Sistemas Públicos de Saúde, através do Acordo de Cooperação entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), por meio da Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP), em junho de 2020. Seu principal objetivo é monitorar as metas e avaliações das ações de Educação Permanente oferecidas aos profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde.

Leia a matéria publicada na época da criação do Observatório:

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/

Siga o Observatório nas Redes Sociais:

Gieps Usp (@giepsusp) | Instagram

Gieps Usp | Facebook

Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde – Universidade de São Paulo (usp.br)