Escola Municipal de Saúde Realiza I Semana da Enfermagem

Evento teve abertura feita pelo diretor da EMS, Dr. Cândido Vaccarezza e a presença de coordenadoras e secretárias executivas da área da saúde em rodas de conversa.

Por Fernando Rodrigues dos Santos 

A Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP) realizou a I Semana da Enfermagem na última quinta-feira, 11, em transmissão ao vivo de seu estúdio. Dividida em duas lives com o tema o “Panorama da Enfermagem do Município de São Paulo”, o evento teve uma mesa redonda e um debate, sendo a primeira a “Perspectiva e Desafios da Enfermagem no município”, e a segunda “Integração Ensino-Serviço-Comunidade: a contribuição da Enfermagem para a formação dos profissionais para o SUS”.

Organizado pelas enfermeiras que atuam na EMS, a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), Dra. Valnice Nogueira, a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Dra. Raphaela Solha e pela enfermeira da ETSUS-SP, Dra. Maria Elisa Diniz Nassar, o evento foi realizado ao vivo para que todos os profissionais da Rede Municipal pudessem participar, “pensamos em algo híbrido e com temas não técnicos para ficar mais produtivo e atrativo para o público que iria nos assistir” relatou Maria Elisa. As lives tiveram como ideia apresentar a magnitude da Enfermagem do Município de São Paulo, “a gente não consegue fazer reflexões sobre um tema se não entende a dimensão dele”, diz Raphaela, e a partir da perspectiva da educação permanente em saúde, falar da integração serviço, ensino e comunidade.

Dr. Cândido Vaccarezza, diretor da EMS, abriu o evento agradecendo a participação e ressaltou a importância do debate, afirmando que “a Enfermagem é a ‘espinha dorsal’ das instituições de saúde do Brasil e do mundo”. Cândido também falou da injustiça para com o reconhecimento tardio da enfermagem.

As enfermeiras palestrantes da primeira live, Dra. Regina Maria dos Santos Marinho da Coordenação de Gestão de Pessoas, Dra. Cláudia Campos de Almeida da Secretaria Executiva de Atenção Básica Especializada em Vigilância e Saúde e Dra. Maria Angelica Crevelim da Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar, foram convidadas por estarem diretamente relacionadas com a gestão na Secretaria Municipal da Saúde e deram início à mesa redonda mostrando o panorama da enfermagem na cidade. A organizadora do evento Dra. Valnice cita que “era importante convidar essas pessoas para trazer à luz a dimensão da equipe de enfermagem deste município.”

 

Imagem dos convidados da I Semana da Enfermagem durante a mesa redonda

 

Já na segunda live, a Dra. Aldeene Pereira Marques, do Setor de Ensino e Pesquisa do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, a Dra. Raquel Machado Cavalca Coutinho, professora e coordenadora de Graduação e Pós Graduação de Enfermagem na Universidade Paulista (UNIP), a Dra. Cláudia Campos de Almeida e a Dra. Maria do Carmo Sales Monteiro da Divisão de Educação da EMS foram as enfermeiras convidadas para dar os diversos olhares de quem atua na educação permanente em saúde e integração ensino-serviço-comunidade na cidade.

 

Imagem das convidadas da I Semana da Enfermagem durante o debate

 

O bloco final foi destinado a homenagear a enfermeira Dra. Maria do Carmo Sales Monteiro da EMS devido a sua importante contribuição para a educação permanente da Enfermagem no município. Dra. Maria Elisa reforçou que Maria do Carmo é “uma profissional maravilhosa que acredita e defende a educação permanente como ferramenta para alcançar a melhoria da qualidade da assistência prestada à população.”

Todos aqueles que estiveram na I Semana da Enfermagem da EMS, de forma presencial ou on-line, receberão certificado de participação.
 

Imagem das convidadas com os Certificados da I Semana da Efermagem