Divisão de Ensino e Serviço da EMS participa da VII Semana de Ensino e Pesquisa no Hospital Municipal Maternidade-Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva

O tema da semana foi: “3 Décadas de SUS: Ensino Aplicado a Assistência”

O Hospital Municipal Maternidade-Escola Dr. Mário De Moraes Altenfelder Silva realizou nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro a VII Semana de Ensino e Pesquisa com palestras que enfatizaram o ensino aplicado à assistência. A abertura do evento, no dia 15/02, contou com a participação do Diretor de Departamento Técnico, Dr. José Alfredo Martini.

Esse primeiro encontro contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), representada por Dr. Leandro Machado Dias e Silva – Diretor Divisão de Ensino e Serviço da Escola Municipal de Saúde (EMS), que ministrou a Palestra “Programas de Residência Médica – A avaliação da legislação e seu impacto na formação do médico residente”, e pela Sra. Cristiane de Oliveira Gonzales Rodrigues – Assessora da Comissão de Residências Médicas da SMS.

Após a palestra do Dr. Leandro, a Coordenadora do Laboratório de Simulação Realística, Dra. Simone Pereira Vidotti, fez uma apresentação sobre “O Impacto da Simulação Clínica nas Diretrizes e Princípios do Sistema Único de Saúde”

O evento contou também com a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia.

No dia 16/02, segundo dia de encontro, a Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional da SMS, Dra. Valnice de Oliveira Nogueira, ministrou a palestra: “3 décadas de SUS: ensino aplicado a assistência – Reflexões da Pós-Graduação Lato Sensu”, sendo em seguida apresentados os TCCs da Residência Multiprofissional.

Já no último dia, 17/02, a Diretora de Planejamento e Qualidade, Dra. Clarice Hideko Yamaguchi, proferiu a apresentação: “A Evolução da Maternidade Cachoeirinha como Hospital de Ensino”, e na sequência houve a continuidade das apresentações dos TCCs da Residência Médica e Multiprofissional. O evento contou com a colaboração da Sra. Ivana Mariano de Andrade, como mestre de cerimônia.

Diretor de Departamento Técnico - Dr. José Alfredo Martini

 

Equipe de Ensino