EMS recebe apresentação geral do Estágio Optativo de Residência no Consultório na Rua

O estágio é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS, desenvolvido pelo Hospital Sírio Libanês, que recebe residentes de todo o Brasil.

 Aconteceu no dia 14/12/2022 na Escola Municipal de Saúde (EMS), o evento de apresentação geral do Estágio Optativo nos serviços de atenção primária à saúde “Consultório na Rua”. Estiveram presentes interlocutores da Saúde da Pessoa em Situação de Rua da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), integrantes do serviço Consultório na Rua, a direção e trabalhadores da Escola Municipal de Saúde e das Residências Médica e Multiprofissional da SMS.


A apresentação ficou por conta de Camila Barcelos, Gestora Regional de Projetos PROADI - SUS junto ao Hospital Sírio Libanês, que falou sobre a passagem dos residentes nos primeiros meses no Consultório na Rua.


O serviço, instituído em 2011 pela Política Nacional de Atenção Básica, visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional.

Legenda: Camila Barcelos, Gestora Regional de Projetos PROADI - SUS junto ao Hospital Sírio Libanês, apresentando as vivências do estágio optativo no Consultório na Rua

O compartilhamento das atividades e experiências vivenciadas pelos residentes evidenciou que o principal aprendizado adquirido no estágio é a capacidade de acolhimento a toda diversidade e vulnerabilidade do público atendido pelo serviço.


A metodologia adotada nos atendimentos no Consultório na Rua leva em consideração a especificidade e fragilidade da população em situação de rua, o que faz com que a equipe possua uma organização de trabalho diferente das demais equipes de serviços tradicionais. A principal estratégia do atendimento é a criação de um vínculo com o paciente, entendendo seu modo de vida, e oferecendo cuidado integral a ele.


Segundo o diretor da EMS, Marcelo Scrocco, essa “É uma metodologia de Humanização, reconhecer e acolher o outro, é a verdadeira dimensão do cuidado, do vínculo e do amor. O acolhimento do outro como ele é favorece a realização de outras práticas como, por exemplo, a Redução de Danos. Ajuda a entender que a saúde é impactada pelas vulnerabilidades, pelas formas de suporte familiar e social, pela maneira de como enxergamos o mundo. É muito bonito ver tudo isso sendo desenvolvido pelo SUS”. Para ele, conhecer essa expertise em acolhimento que as equipes do Consultório na Rua aplicam pode trazer uma grande contribuição para o desenvolvimento da formação no SUS, e para o SUS. E a formação é atividade principal da Escola Municipal de Saúde.


Claudia Cassavia, Coordenadora suplente da Comissão de Residência Multiprofissional da SMS, completa dizendo que “Visualizar os projetos construídos coletivamente e as ações resultantes são inspiradoras, uma vez que demonstram as potencialidades das diretrizes do SUS, da inteligência coletiva, da municipalidade e sua riqueza nos territórios de saúde”.
 

Legenda: Todos os participantes do evento reunidos