Reunião Ordinária do GTEPS Agosto 2022

O encontro teve como destaque a apresentação da reestruturação do portal da BVS.

Na quinta-feira (18/08/2022), foi realizado o encontro mensal, de forma virtual, do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de profissionais de diversas áreas da SMS.
Betina Black Dalarmelino, da Divisão de Educação-EMS, deu as boas vindas e iniciou com a apresentação da Marine-EMS, informando que o portal da BVS foi reestruturado neste primeiro ano do convênio. Destaca que a SMS é uma grande produtora de conhecimento e o seu vasto e variado acervo está organizado na BVS, destacando que com o advento da pandemia, aumentaram muito as produções em forma de vídeos. A novidade é a Vitrine do Conhecimento que será apresentada na próxima reunião de GTEPS. O convênio ainda prevê o desenvolvimento de 4 Relatos de Experiências por ano, iniciado em 2013 com os objetivos de divulgar e dar visibilidade, agregando valores às competências dos profissionais. Possui metodologia própria para a BVS e é constituído de texto e produção de vídeo contendo também o currículo dos autores, links relacionados e o saiba mais, com responsabilidade da BIREME.

Os 4 relatos deste ano são:
1- Construção dos cadernos de competências dos Programas de Residência Médica da SMS-SP- PAULO MASSAFERRO.
2- Revalorização da Educação Permanente em Saúde-EPS. Construção do PLAMEP do ano 2022- MARCELO SCROCCO.
3- Orientações da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da SMS-SP na lógica da comunicação efetiva nos Programas de Residência em Saúde- Valnice e Claudia.
4- A construção do Plano Municipal de Saúde da cidade de SP para o quadriênio 2022-2025 - EMS e ASPLAN.


Informa que dia 25/08, às 10hs, haverá uma reunião, de forma virtual, para monitoramento dos profissionais que participaram do curso de Capacitação da BVS e também extensivo a todos os interessados em conhecer o uso do sistema. Ressalta a importância de acessarmos o portal que é livre e gratuito e registrarmos nossas experiências e produções, enviando por e-mail, o Titulo, autor e 1 ou 2 linhas do resumo.


Em seguida, Patricio e Monica, ambos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis-PAVS, apresentaram o Feedback dos alunos do curso GEOSAMPA – BÁSICO para PAVS/SMS. O curso foi planejado em 2021 com o objetivo de capacitar todos os profissionais dos níveis básico, médio e universitário para manusear a ferramenta para utilização de dados e informações integrando-os no processo de gestão da informação e transparência para a elaboração do diagnóstico socioambiental. O curso teve a duração de 6 meses, de janeiro a julho/22, na modalidade EAD, utilizando a plataforma Moodle, da EMS. Foram 364 inscritos, e 210 concluintes. Resumidamente, avaliou-se positivamente: a matriz curricular, a metodologia que qualificou o processo de trabalho e a plataforma como grande potencial de ensino. Pretende-se após o realinhamento do curso, a abertura de nova turma.

Betina agradece a apresentação e conclui que se trata de um exemplo de metodologia ativa de aprendizagem e significativa, pois fez sentido aos alunos/trabalhadores, sendo um projeto alinhado com a Politica de EPS. Inclusive, introduz a próxima pauta, Plano Municipal de EPS, que será apresentada por Maria do Carmo, da EMS. Maria inicia com um breve histórico das ultimas reuniões, ressaltando que o processo foi iniciado em 2021, com a discussão sobre a atualização da Resolução11, que buscava garantir a real participação dos conselheiros no planejamento das ações de EPS de tal forma que fossem ascendentes e prioritárias. Surgiram muitas críticas e dúvidas sobre a viabilidade na sua execução. Apesar da realização da discussão desta pauta nos NEP, algumas regiões não conseguiram avançar. Solicita que as EMSR se manifestem. Rosângela, da EMSRL iniciou relatando que foi discutido no NEP e surgiram novas demandas posto que as OSS que possuem interlocutores de EPS tem dificuldade de participar devido às metas cada vez mais altas. Concordam com a importância de uma capacitação pedagógica, apesar de terem material do curso de DCNT na plataforma e também concordam com a necessidade de Instituições de Ensino, no NEP. Informa que nos hospitais o desafio ainda é maior devido à alta rotatividade dos profissionais e a estrutura administrativa fragmentada, gerenciada por diferentes OSS. Refere que a maior parte dos hospitais trabalha na lógica da Educação Continuada.


Maria faz uma reflexão sobre a contradição do que consta no contrato de gestão, prevendo a EPS, mas que na prática realizam educação continuada.
Celia, da EMSRS, relata que fez esta discussão e utilizaram o texto recomendado, da Davini. Conclui que ainda falta compreensão entre os próprios pares e o termo EPS está esvaziado, no seu princípio. Marcelo, da EMS, se coloca favorável a uma politica municipal de EPS e a capacitação pedagógica, mas faz algumas provocações:
- Refletir sobre quais dos ciclos estão sendo mais positivos? Passado, presente e futuro.
- Estamos pensando somente em quem está na rede hoje?
- Quem somos hoje?
- Estamos definindo algo para os profissionais que estarão atuando no futuro? Agora, estamos no pós-pandemia.
- NEP e GTEPS são apenas para nós? Precisamos aprimorar a divulgação das reuniões e as memórias das reuniões também.
-Temos uma grande dificuldade de organizar tudo isso; é uma avalanche de ações.
- Precisamos registrar e divulgar mais. Alimentar a BVS com relato de experiências, pesquisas, TCC, etc.


Salete, da EMSRC, relata que está há um ano na EMSR, mas houve muitas mudanças na equipe. A relação com as OSS é boa, mas o que dificulta são as metas do contrato de gestão e necessitamos nos aprofundar mais nesta questão. Observa uma necessidade grande de estudarmos mais sobre EPS, que é contra a maré, é democrática, participativa e aponta a necessidade de maior participação dos conselheiros do segmento população. A Fernanda tem compartilhado textos e artigos sobre Educação em Saúde, do curso que está fazendo na USP. Refere que se sente muito insegura ao avaliar o indicador de EP do contrato de gestão.


Betina aponta que acha interessante que a EMSR Centro seja responsável por dar o “a contento” do indicador da EPS para o contrato de gestão e pergunta como se dá esta questão nas demais escolas regionais. Refere que em reunião com o Marcelo, apontou, por diversas vezes, a necessidade de uma maior aproximação com a equipe que faz o acompanhamento dos contratos de gestão. Fica parecendo que há dois processos distintos, ocorrendo em paralelo, o PLAMEP do contrato de gestão e o PLAMEP da EMS.


Informes:

1) Curso de Doença Falciforme que está sendo elaborado com a UNIFESP, por contrapartida, que será para os profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas AMAs e UPAS.
2) Projeto AbraçAR – em parceria com o Laboratório Boehringer para a divulgação do novo protocolo de atendimento aos pacientes com DPOC.
3) Curso de Farmácia Clínica - PROADI

Após os informes e para finalizar, Betina agradece a todos e divulga:
- reunião presencial, na EMS, dia 26/08/22, das 9:30h às 12h, com trabalhadores da EMS, das EMSRs e membros do GTEPS para participarem de um grupo de estudo para retomarmos a concepção pedagógica da Educação Permanente no sentido de orientação para a Política Municipal de EP.
- World Café, na EMS, dia 30/08/22, das 10h às 16h30. Serão enviados os convites.
- GT Competências, reunião on-line, dia 06/09/22, das 10h às 12 h. Será enviado o link.
- Próximo GTEPS, dia 15/09/22.