PREFEITURA DE SÃO PAULO

EMS promove treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros no Centro de Educação e Cultura Indígena Krukutu

Essa foi a segunda atividade educativa em urgência e emergência voltada para população indígena, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

22/08/2022 13h56

No dia 18 de agosto de 2022 foi realizado um treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros para os funcionários do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Krukutu. Além dos funcionários do CECI, participaram também as lideranças e população indígena e os funcionários da Unidade Básica de Saúde da aldeia, a UBS Krukutu.

A atividade educativa no CECI Krukutu foi a segunda ação realizada esse ano, a primeira ocorreu no mês de maio no CECI Tenondé Porã. Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação foi articulada pela Escola Municipal de Saúde (EMS) e Coordenadoria Regional de Saúde Sul (Escola Municipal de Saúde Regional Sul, Interlocução de Enfermagem, Interlocução de Urgência e Emergência e SAMU). Desta vez, houve a participação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da SMS com os residentes das categorias profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Urgência e Emergência.

Legenda: grupo de residentes que participou da ação, juntamente com a Enfermeira Maria Elisa Diniz Nassar e a Coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional Valnice de Oliveira Nogueira

O objetivo do teinamento é ensinar técnicas de primeiros socorros aos participantes, para que possam prestar atendimento adequado diante de uma ocorrência de urgência e emergência nas aldeias, até a chegada do SAMU. Além disso, o encontro proporcionou uma maior aproximação da comunidade indígena com os serviços responsáveis pelo atendimento de Urgência e Emergência da região sul, permtindo conhecer as demandas e necessidades dessa população.

Apesar da barreira da linguagem, em razão da aldeia se comunicar no dialeto Guarani Mbya, os integrantes do CECI demonstraram grande interesse em aprender e participaram ativamente da atividade. As crianças ficaram muito curiosas e praticaram algumas técnicas.

Legenda: Crianças da Aldeia participando das práticas educativas.


Posteriormente será dado acesso ao conteúdo teórico sobre o tema no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EMS para aqueles que possuírem maior facilidade e disponibilidade. O material é composto por vídeoaulas, apostilas, vídeos de técnicas de atendimento como Reanimação Cardiopulmonar, Desobstrução de Vias Aéreas, Contenção de Hemorragia, entre outras.

Sobre a Aldeia

Krukutu é uma comunidade guarani localizada entre os municípios de São Bernardo do Campo (Riacho Grande) e São Paulo (Parelheiros). Atualmente contam com cerca de 47 famílias que vivem no local, totalizando em torno de 300 pessoas. Na aldeia, todos desenvolvem a língua guarani como idioma principal desde a infância e aprendem algumas palavras em português por meio do contato com pessoas que visitam a comunidade.

 

Veja mais fotos da ação educativa: