Reunião Ordinária do GTEPS de Abril de 2022

Um dos destaques da reunião foi a apresentação do curso Vida a Vida com Diabetes

 Na quinta-feira (28/04/2022), foi realizado o encontro mensal, de forma virtual, do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de profissionais de diversas áreas da SMS.
Com a mediação de Betina Black Dalarmelino, da Divisão de Educação-EMS, o diretor Marcelo Scrocco deu as boas vindas e destacou os dois pontos de pauta: a requalificação do PLAMEP/22 e a constituição do Grupo de Trabalho para constituir as competências dos Trabalhadores do SUS.


Betina informou o acréscimo de mais 1 item na pauta, a apresentação do Programa “Viva a Vida com Diabetes” pela nutricionista Nádia, da SMS. Foi um projeto piloto realizado até 2017, apenas na UBS Cupecê, onde ela trabalhava, em parceria com o Hospital Jabaquara. Este projeto será expandido para todas as Unidades de Saúde e será lançado oficialmente em 18/05/22. Para o sucesso do projeto, organizamos um curso em parceria com a EMS, na plataforma Moodle, com início previsto para dia 08/06/22. O curso ficará disponível na plataforma por 02 meses. As inscrições poderão ser realizadas no período de 18 a 31/05/22. O diabetes, segundo a OMS é o 3º fator de mortalidade prematura e na SMS-SP, é o 2º programa mais oneroso, atrás apenas da Oxigenioterapia. Assim, nesse momento, o foco principal é promover uma programa educativo para os pacientes insulino dependentes com o objetivo de evitar os agravos e diminuir a necessidade de insumos. Segundo fonte SBD,2021, temos como prevalência:
Diabetes Tipo I – doença genética = 5 a10%
Diabetes Tipo II – decorrente de fatores epigenéticos = 90% adultos e crianças
Diabetes Gestacional - 2,4%
Como material do curso, serão disponibilizados na Plataforma MOODLE, o Protocolo e a Cartilha elaborada pela SMS. Este curso com carga horária de 15 horas, foi validado para fins de evolução funcional e para aprovação, o aluno terá até 03 tentativas para obtenção da nota mínima de 7,0. Serão 04 turmas de 500 alunos cada.
A proposta da SMS é a contratação de 01 nutricionista, via OSS, por UBS para desenvolver este projeto, que conta com o apoio do laboratório Roché, empresa fornecedora dos insumos. Haverá integração entre e-Saúde SP para a realização do monitoramento dos pacientes. Deverá envolver toda a equipe multidisciplinar: médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, TO, psicólogo, educador físico, sendo que os pacientes serão incentivados a participar dos grupos educativos e nos grupos de PICS.


Em seguida, Paula apresentou a análise do consolidado do PLAMEP 22, onde foram inseridas como ações, 805 das CRS e 161 de CAB, COVISA e IST-AIDS, perfazendo 966 ações de educação permanente. Destacou que somente 67,2% das ações têm conexão com as macroprioridades da Atenção Básica. Informa, ainda, que vai enviar para as regiões esta análise para que possam conversar com as áreas técnicas e nos devolver até o final de maio, no sentido de verificar como se dará a organização das regiões frente às propostas. Este consolidado será apreciado pela Comissão de Educação Permanente do Conselho Municipal de Saúde, que está em processo de renovação dos membros e de constituição das comissões. Será enviado também à Secretaria de Saúde do Estado para compor o Plano Estadual de Educação Permanente.


Harete, da Divisão de Educação da EMS, inicia a sua apresentação sobre a constituição do Grupo de Trabalho-GT, conceituando Competência. O objetivo do GT é estruturar as competências do profissional do SUS para nortear e qualificar a formação acadêmica em nossos cenários de prática, entre outros. Levantou diversos questionamentos no sentido de provocar reflexões sobre a finalidade do próprio GT. Apontou que as competências diferem dependendo do local e tipo de trabalho, envolvem diferentes instâncias, cenários e atores. Ressaltou o cenário macro sócio político do Brasil, onde houve um grande corte financeiro nos setores da Saúde e Educação, especialmente. Esta pandemia nos fez repensar quem é este trabalhador da saúde, principalmente, o trabalhador do SUS, bem como sobre a questão da precarização do trabalho e da vida. Encerrou a apresentação com um vídeo, recorte de uma live com ciclos de 1 sonho com Sidarta Ribeiro, da UFRN e Ailton Krenak, líder indígena, como uma pequena aproximação à esta tarefa tão desafiadora, que será coordenada por ela e com um convite à participação dos interessados no referido GT.