PREFEITURA DE SÃO PAULO

EMS promove treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros na aldeia Tenondé Porã

A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

12/05/2022 15h14

 
No dia 11 de maio de 2022 foi realizado um treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros para os funcionários do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Tenondé Porã.

Essa atividade foi realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esta última representada pela  Escola Municipal de Saúde (EMS) e Coordenadoria Regional  de Saúde Sul (Escola Municipal de Saúde Regional Sul e SAMU).

Para Maria Elisa Diniz Nassar, enfermeira da EMS que articulou a ação, o encontro foi fruto de muito trabalho e teve um efeito renovador para a toda equipe envolvida.

O objetivo do treinamento foi ensinar técnicas de primeiros socorros aos integrantes do CECI, para que possam prestar atendimento adequado diante de uma ocorrência de urgência e emergência nas aldeias, até a chegada do SAMU. Além dos funcionários do CECI, participaram também as lideranças indígenas e os funcionários da Unidade Básica de Saúde da aldeia, UBS Vera Poty.

Para dar embasamento à essa atividade prática, posteriormente será dado acesso ao conteúdo teórico sobre o tema para aqueles que possuírem maior facilidade e disponibilidade. O material, hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EMS, é composto por vídeo aulas, apostilas, vídeos de técnicas de atendimento como Reanimação Cardiopulmonar, Desobstrução de Vias Aéreas, Contenção de Hemorragia, entre outras técnicas.

Legenda: Equipe da EMS, Coordenadoria Regional de Saúde Sul, EMSR Sul e SAMU reunidos com os funcionários do CECI, lideranças Indígenas e funionários da UBS Vera Poty durante o treinamento

 

Sobre a Aldeia Tenondé Porã

A tekoa Tenonde Porã, também conhecida por aldeia da Barragem, é a aldeia com maior população Guarani Mbya no Brasil. É uma das sete aldeias que dividem uma Terra Indiígena que tem uma extensão de aproximadamente 15.969 HECTARES e estaá situada no extremo sul do município de São Paulo. Hoje, o território conta com diversas estruturas como Escola Estadual Indígena, Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Cultura e Educação Indígena (CECI), além de roças e espaços coletivos onde são desenvolvidos variados projetos relacionados ao fortalecimento da cultura guarani.

 

Veja mais fotos da ação: