EMS promove treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros na aldeia Tenondé Porã

A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

 
No dia 11 de maio de 2022 foi realizado um treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros para os funcionários do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Tenondé Porã.

Essa atividade foi realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esta última representada pela  Escola Municipal de Saúde (EMS) e Coordenadoria Regional  de Saúde Sul (Escola Municipal de Saúde Regional Sul e SAMU).

Para Maria Elisa Diniz Nassar, enfermeira da EMS que articulou a ação, o encontro foi fruto de muito trabalho e teve um efeito renovador para a toda equipe envolvida.

O objetivo do treinamento foi ensinar técnicas de primeiros socorros aos integrantes do CECI, para que possam prestar atendimento adequado diante de uma ocorrência de urgência e emergência nas aldeias, até a chegada do SAMU. Além dos funcionários do CECI, participaram também as lideranças indígenas e os funcionários da Unidade Básica de Saúde da aldeia, UBS Vera Poty.

Para dar embasamento à essa atividade prática, posteriormente será dado acesso ao conteúdo teórico sobre o tema para aqueles que possuírem maior facilidade e disponibilidade. O material, hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EMS, é composto por vídeo aulas, apostilas, vídeos de técnicas de atendimento como Reanimação Cardiopulmonar, Desobstrução de Vias Aéreas, Contenção de Hemorragia, entre outras técnicas.

Legenda: Equipe da EMS, Coordenadoria Regional de Saúde Sul, EMSR Sul e SAMU reunidos com os funcionários do CECI, lideranças Indígenas e funionários da UBS Vera Poty durante o treinamento

 

Sobre a Aldeia Tenondé Porã

A tekoa Tenonde Porã, também conhecida por aldeia da Barragem, é a aldeia com maior população Guarani Mbya no Brasil. É uma das sete aldeias que dividem uma Terra Indiígena que tem uma extensão de aproximadamente 15.969 HECTARES e estaá situada no extremo sul do município de São Paulo. Hoje, o território conta com diversas estruturas como Escola Estadual Indígena, Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Cultura e Educação Indígena (CECI), além de roças e espaços coletivos onde são desenvolvidos variados projetos relacionados ao fortalecimento da cultura guarani.

 

Veja mais fotos da ação: