Reunião Ordinária do GTEPS – Março de 2022

Um dos destaques do encontro foi a análise dos resultados obtidos com o Questionário de Avaliação – Estudo de usuários da BVS- SMS/SP

Na quinta-feira (17/03/2022), foi realizado o encontro mensal, de forma virtual, do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de diversos profissionais da SMS.

Com a mediação de Betina Black Dalarmelino, da Divisão de Educação, a reunião teve início com a apresentação do resultado do "Questionário de Avaliação – Estudo de usuários da BVS- SMS/SP ” por Juliana Sousa, supervisora de Monitoramento de Instâncias e Projetos BVS-BIREME/OPAS/OMS. O objetivo é a reestruturação do portal da BVS a partir da avaliação do perfil do usuário, com vistas à ampliação da divulgação da BVS, no âmbito da SMS, bem como em outros estados da federação. Os dados foram coletados no período de 08 de setembro a 04 de outubro de 2021. A ferramenta utilizada foi o Google Formulário, constituído de 7 seções com 29 perguntas, sendo obtidas o total de 321 respostas.

Ao término da apresentação, Marcelo Scrocco, diretor da EMS, fez considerações sobre os resultados obtidos e foram levantadas algumas questões para reflexão. Marine Arakaki, da bibliotecária da EMS, também ressaltou alguns pontos da pesquisa. Lúcia Langanke, do COAPES-EMS, sugere que seja elaborado um tutorial para orientar os usuários a acessar e realizar pesquisas no portal e sugere que a Marine participar das reuniões com as Instituições de Ensino, no sentido de estimular o uso da BVS pelos alunos que utilizam as nossas unidades de saúde como cenário de prática. Betina propõe discutir um fluxo para divulgação dos eventos coordenados pela Divisão de Educação no portal BVS.

Em seguida, passou-se aos informes, iniciando pela Marine sobre as capacitações a serem realizadas em 19/04 – “Capacitação sobre registros” e em 26/04, “Capacitação para operação as diferentes fontes de Informação”. Ambas serão na modalidade on-line, com duração de 02 horas, destinada aos trabalhadores da SMS.

No período de 29/março a 08/abril, será realizada a “Capacitação sobre as fontes de informações da BVS para a Rede Brasileira”, ou seja, para as 27 BVS existentes no Brasil. Este evento também será na modalidade on-line.

Ressaltou a importância da participação de todos e informa que é necessário inscrição prévia.

Lucimar Françoso, da Divisão de Educação, informa sobre o curso de “Emergências Clínicas” do HC-USP, que neste momento será realizado para a formação de 50 a 60 multiplicadores, sendo a parte teórica em EAD na plataforma da USP e a parte prática em grupos com 10 a 12 participantes por turma, no Centro de Simulação Realística. O responsável pelo curso na USP é o professor Scalabrini, com o qual faremos contato para organização do processo de formação.

Está sendo desenvolvido também um curso de “Emergência Pediátricas”, demandado pelo próprio Hospital Universitário da USP. Foi iniciada uma conversa da Divisão de Educação com a Dra. Silvana Salomão, da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, responsável pela elaboração do referido projeto.

Flávia da Silveira, da Divisão de Educação, atualizou as informações sobre o curso de “Especialização de Enfermagem em Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Prática Clinica” para enfermeiros, promovido pelo Einstein, por meio de contrapartida COAPES. Temos 04 turmas, iniciadas em 2021. Já para as turmas de 2022, estão sendo revistos os cronogramas.

Informou ainda, sobre o curso de Extensão em Libras, Nível Básico, Intermediário e Avançado, da DERDIC-PUC, sendo que foram ofertadas 48 bolsas de estudo para o 1º semestre.

Divulgou também a oferta de 07 vagas para o “Curso de Aprimoramento – Atendimento em Grupo de Crianças com Impasses no Laço Social: Linguagem e Sujeito”, que é realizado pela PUC/SP. O curso tem duração de 1 ano e é voltado para profissionais da área da saúde (fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros). As atividades acontecem às 3as feiras à tarde, das 13h30 às 17h30, com início em 08/03/22. Este é o terceiro ano desta parceria com a SMS.

Betina ressalta que enviará o cronograma do Curso de Certificação das Ouvidorias do Município de SP, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidoria, que foi viabilizado pelo COAPES. Curso este apresentado na reunião de GTEPS em Dezembro/2021.

Após estes informes, Lúcia questiona sobre a Resolução 11, sobre a real necessidade de aprovação nos NEPs mesmo para cursos que já constam no Plano de Metas.

Maria Elisa Nassar, do setor de EAD, informa que estão organizando o cronograma do curso de Primeiros Socorros para os profissionais da SRT, na modalidade EAD, com parte prática presencial, a ser realizada nas Escolas Regionais.

Finalizando, ficou acordado que devido ao feriado do dia 21 de abril, a próxima reunião será em 28/04.