Reunião Ordinária do GTEPS de Dezembro

Destaque para a apresentação sobre o curso “Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde”

 Por Paula Sant’Ana

 

Na quinta-feira (16/12/2021), foi realizado o encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de profissionais da SMS.

Com a mediação de Betina Black Dalarmelino da Divisão de Educação, o encontro teve início com a apresentação de Roseane Jacy sobre as principais ações da Ouvidoria/SMS-SP inseridas no Plano de Metas 2022 – 2025. Durante a exposição do conteúdo, foram destacados de acordo com o tema proposto os seguintes pontos: objetivos estratégicos, justificativas e metas.

Dentre os principais objetivos estão capacitar as Ouvidorias e as equipes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Supervisões Técnicas em Saúde (STS), Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (SAMU) e a Rede Hospitalar, segundo o proposto na Portaria 166/2021.

Foi também apresentada a Implantação de Sistema Nacional de Acreditação Institucional de Ouvidoria do SUS, projeto coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), juntamente ao Ministério da Saúde. De início, era um piloto, mas agora foi retomado e a Divisão de Ouvidoria/SUS da SMS/SP foi convidada a dar continuidade.

Para melhor preparar as Ouvidorias e seus respectivos Ouvidores, foi iniciada em novembro de 2020 uma turma do MBA “Gestão Estratégica em Ouvidoria na Área da Saúde” específica para os trabalhadores da SMS. Com 45 participantes e carga horária de 384h, o curso é realizado pela Universidade São Camilo, como contrapartida do COAPES.

Prosseguindo, Cecília Martins da DVISAT/COVISA apresentou o curso Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde (RAS), realizado desde 2014, na modalidade EAD e subdividido em nove módulos, totalizando 65 horas.

O objetivo geral do curso é capacitar os profissionais da RAS para desenvolver ações de promoção e prevenção em Saúde do Trabalhador. De forma mais específica, ensinar como reconhecer a categoria trabalho como determinante do processo saúde, prevenindo doenças. Da mesma forma, compreender aspectos e identificar o processo de adoecimento dos profissionais. Em resumo, ensinar o trabalhador a se cuidar e saber se prevenir e entender possíveis agravos.

A Educação Permanente em Saúde (EPS) visa à aprendizagem cotidiana e frequente, para melhor promover o desenvolvimento de cuidado para com o trabalhador. Por isso, o curso contempla essa capacitação para os membros ligados aos órgãos da Saúde, no município.

Cecília Martins destacou um relato positivo: “Por exemplo, nós tivemos um serviço que mudou todo seu processo de trabalho a partir desse curso (...) Então, a partir dos conteúdos que foram apresentados nesse curso, eles apresentaram isso pra gente como uma experiência exitosa.”

Prosseguindo, Marine Arakaki, Coordenadora do Núcleo de Documentação da EMS apresentou o resultado preliminar da Avaliação do Perfil de Usuário da BVS da SMS/SP, obtendo um total de 321 respostas no formulário, este divulgado no próprio portal da BVS, nas redes da EMS, e-mails e no portal da BIREME, responsável pela criação e hospedagem da BVS. Os resultados finais e mais elaborados sairão entre fevereiro e/ou março de 2022.

Por fim, Betina deu alguns informes.

A capacitação em Emergências Clínicas para Médicos e Enfermeiros deverá ser discutida com diálogo entre as regionais, interlocutores de urgência e emergência nas Coordenadorias. A reunião ficou prevista para fevereiro, com datas a definir.

O curso de Hanseníase tem cronograma estabelecido, com início da primeira turma prevista para janeiro. As datas já foram repassadas para as Escolas Regionais. Referente à Capacitação de BCG, em reunião com o Programa Municipal de Imunização – PMI informaram que estão planejando uma última turma grande voltada para os profissionais da administração direta que ainda não fizeram depois a proposta é fazer mensalmente, com turmas, sem pontuação, voltada aos novos profissionais, que ingressarem na rede.

A próxima turma do curso de Prótese de Saúde Bucal, parceria com a UNICID em contrapartida do COAPES, começa em 04 de janeiro. Betina também ressaltou a necessidade de avaliar os processos, sobre qualidade e implantação, tanto das confecções das próteses quanto das planilhas de controle.

Sobre a abertura do curso de Doenças Raras com o Dr. Carlos Eugênio, ficou prevista para o início de 2022.

Em relação a possível prorrogação de aulas do curso de Lesões, não houve definição até o término da presente reunião.

Betina encerrou a reunião, agradecendo a participação e se despedindo de todos, desejando Boas Festas e lembrando que a próxima reunião do GTEPS será em fevereiro de 2022.

Captura de imagem da reunião / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS