Reunião Ordinária do GTEPS de Novembro

Destaque para a apresentação do curso “Atualização dos Auxiliares de Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal em procedimentos protéticos”

 Por Paula Sant’Ana

 

Na quinta-feira (18/11/2021), foi realizado o encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de profissionais da SMS.

Com a mediação de Betina Black Dalarmelino da Divisão de Educação, o encontro teve início com a apresentação de Cláudia Abreu, analista de saúde na EMS, psicóloga e coordenadora do Rede Sampa, juntamente a Harete Moreno, fonoaudióloga da Divisão de Educação. Foi destacada a importância da participação na próxima Conferência Municipal de Saúde Mental, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2022.

A relevância da Conferência, que não ocorre há cerca de 10 anos, se dá principalmente neste período político-social vivido. O trabalho de relatoria a ser realizado pela EMS exige participação ativa antes, durante e depois do evento. Após a apresentação, foi comentado sobre a necessidade de envolvimento de mais pessoas na relatoria, estendendo o convite aos demais participantes do GTEPS.

Na visão da psicóloga Cláudia Abreu, a busca pelas conquistas é algo permanente. “A luta é constante, a gente não pode achar que porque conquistamos uma parte daquilo que se pretende, por um cuidado em liberdade, a gente conquistou tudo. Isso não é verdade. Não é verdade na luta antimanicomial e não é verdade em outras pautas que a gente possa pensar de maneira correlata.”

Após a apresentação, foi aberto para comentários gerais e Maria do Carmo da Divisão de Educação, destacou a data da próxima reunião de planejamento da Conferência Municipal de Saúde Mental e reforçou o convite.

Na sequência, foi apresentado o curso “Atualização dos Auxiliares de Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal em procedimentos protéticos”, em parceria com a UNICID por contrapartida do COAPES. A apresentação foi feita por Samanta Pereira, da Assessoria Técnica de Saúde Bucal da SMS/SP.

O objetivo deste conteúdo oferecido aos Auxiliares e Técnicos é aprimorar a saúde protética na Atenção Básica, que anteriormente abriu cursos para os cirurgiões dentistas sobre prótese total e parcial removível, de forma síncrona pelo Canal Profissional da EMS. A ideia é capacitar cada vez mais os profissionais de saúde bucal para qualificar o atendimento do setor e fortalecer as Unidades Básicas de Saúde do município.

Especificamente para este curso, foi disponibilizado o Manual do TSB e ASB, produzido pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - CRO SP. Esta cartilha explica quais são as atuações do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e do Técnico em Saúde Bucal (TSB), para melhor compreensão das funções dentro da equipe. A princípio, são aulas online e disponibilizadas via YouTube, totalizando 5h, para todos assistirem ao vivo. Não há previsão de próximas turmas para aqueles que, por algum motivo, não conseguirem acompanhar as aulas.

Após a apresentação, Samanta Pereira destacou: “É muito gratificante podermos oferecer para os nossos Auxiliares e Técnicos também, um material de tamanha qualidade. Os cursos de próteses para dentistas foi um sucesso, os profissionais gostaram muito, elogiaram muito, e é fundamental que tenha essa interação entre toda a equipe de saúde bucal pensando na qualificação dos nossos atendimentos”.

Prosseguindo, Betina comentou sobre a especialização “Enfermagem em Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Prática Clínica”, curso oferecido via COAPES, com realização do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. O destaque foi para o Trabalho de Conclusão de Curso em sistema de mentoria, que tem por intuito além de especializar enfermeiros, discutir e compartilhar o conteúdo com os demais colegas da unidade em que atua. É importante que os interlocutores de enfermagem das Supervisões Técnicas e das Coordenadorias estejam envolvidos nesse processo, para acompanhar as mudanças que serão efetuadas nas UBSs.

Por fim, Marine Arakaki, Coordenadora do Núcleo de Documentação da EMS deu um informe sobre o Encontro da BVS com a Rede de Atenção à Saúde da SMS/SP, que será em 09 de dezembro das 10h às 12h. É um encontro de sensibilização e apresentação da BVS, para falar também sobre o convênio da Secretaria firmado com a BIREME, em junho deste ano, tendo vigência de 48 meses.

 

 

Captura de imagem da reunião / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS