Escola Municipal de Saúde, juntamente a Área Técnica de Saúde Bucal da SMS, promove Live em homenagem ao Dia do Dentista

O conteúdo enfatizou a integralidade da Atenção Básica no SUS, exemplificando com casos bem-sucedidos no atendimento de saúde bucal aos pacientes com necessidades especiais

Por Paula Sant’Ana

 

Na quinta-feira (11/11/2021), foi realizada a live “Experiências exitosas em Saúde Bucal na Atenção Básica”, contando com a participação da Dra. Marta Lopes de Paula Cipriano, coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS), que mediou os conteúdos apresentados na live, exemplos de casos bem-sucedidos no atendimento de saúde bucal aos pacientes que possuem necessidades especiais, em comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista, em 25/10.

A Dra. Suellen Nascimento, cirurgiã dentista, apresentou casos que estão presentes no capítulo “Pacientes especiais com deficiência intelectual: o acolhimento em serviço odontológico de atenção básica e a busca pela integralidade”, dos Anais do 23º ENATESPO ONLINE 2020.

Estes pacientes com necessidades especiais, geralmente, apresentam pior condição bucal e, consequentemente, maior necessidade de tratamento em relação à população em geral. Dentre os fatores, os principais são: dieta inadequada, limitação física e/ou intelectual, negligência da saúde bucal e dificuldade de encontrar um profissional disposto a atender, visto que muitos dentistas não se sentem preparados e seguros para realizar tratamentos a esta população.

Os pacientes de atendimento odontológico apresentam duas características principais, nas UBS: àqueles que não resistem ao tratamento, possuem bom controle metabólico e costumam cooperar durante o processo e o paciente denominado “condicionado”, aquele que apresenta resistência de início, mas adquire confiança no profissional devido à aplicação de métodos de demonstração.

A Dra. Suellen Nascimento atuou por cerca de dois anos na UBS do Jardim Rosinha, em Perus. A partir das experiências e observações deste período, ela destacou: “Poucos pacientes com necessidades especiais vinham buscar atendimentos no SUS, na UBS. E, entre os que vinham, todos eles traziam alguma recusa anterior de algum profissional da saúde bucal e eu acabei conseguindo acolher esses pacientes e tratando na UBS, sem grandes problemas”.

Na sequência, a Dra. Maria Odete apresentou o projeto “Crescendo com Saúde (imunização e saúde bucal)”, que visa acompanhar crianças até os 12 anos. Implementado inicialmente na UBS União das Vilas de Taipas e posteriormente na UBS Recanto dos Unidos, em Perus, o intuito da iniciativa é levar o atendimento bucal contínuo e conscientizar sobre a necessidade das vacinas, pois nos últimos anos o índice de imunização vacinal tem sido baixo.

Para melhor compreensão sobre a importância da saúde bucal, reuniões são realizadas com mulheres grávidas, também desmistificando a ideia de que não se pode passar por procedimentos bucais enquanto passa pelo período gestacional. Assim, por meio das informações, esse cuidado já começará desde o início da vida do bebê.

De acordo com a Dra. Maria Odete, cirurgiã dentista na UBS Recanto dos Humildes, a vacinação não tem atingido o número ideal há alguns anos e isso é um alerta para a saúde. “A gente pode ver nesses gráficos e tabelas que a cada ano, o grau de imunização de crianças e adolescentes têm caído muito. Isso é divulgado em Telejornais, em revista e é uma preocupação de toda a área da saúde: de que a gente não tá tendo mais a vacina como era há anos”.

Finalizando, a Dra. Marta divulgou os cursos na área de saúde bucal em andamento e os futuros projetos, com o intuito de qualificar a equipe de Saúde Bucal e a atenção nas Unidades. Foi aberto espaço para comentários e perguntas direcionadas para as participantes.

Acesse os trabalhos neste link: 23° ENATESPO Online

 

Captura de imagem da reunião / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS