Reunião Ordinária do GTEPS de Setembro

Destaque para a apresentação do Projeto de Pesquisa “Fortalecimento da Educação Interprofissional na Universidade e na Rede de Atenção em Saúde do Sistema Único de Saúde”

Por Paula Sant’Ana

 

Na quinta-feira (16/09/2021), foi realizado o encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de profissionais da SMS.

Com mediação de Betina Black Dalarmelino, da Divisão de Educação, o encontro iniciou com a apresentação avaliativa dos cursos de hanseníase disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA da Escola Municipal de Saúde - EMS. Lívia de Andrade Bessa, do Programa de Controle de Hanseníase/COVISA – SMS/SP esteve à frente da apresentação.

O município de São Paulo tem menos de dois casos a cada 100 mil habitantes, mas em torno de 50% dos casos são diagnosticados de forma tardia. O tratamento para essa doença, que pode incapacitar fisicamente, é realizado em locais especializados, mas as equipes das Unidades Básicas de Saúde, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde, têm um importante papel no cenário de encaminhamento para o tratamento.

São três propostas de cursos: Suspeição Diagnóstica de Hanseníase para Médicos; Sensibilização para Suspeição Diagnóstica de Hanseníase – Equipe Multiprofissional e Noções Básicas em Hanseníase.

Com o intuito de promover educação permanente na rede-serviço para garantir detecção precoce da hanseníase e melhor tratamento da doença, os cursos têm como meta sensibilizar profissionais da Rede de Atenção à Saúde sobre os sinais e sintomas. Dentre os pilares estratégicos estão: fortalecer a gestão do Programa; enfrentar a Hanseníase e suas complicações e promover a inclusão social por meio de combate ao estigma e à discriminação.

Na sequência, foi apresentado o Projeto de Pesquisa “Fortalecimento da Educação Interprofissional na Universidade e na Rede de Atenção em Saúde do Sistema Único de Saúde”, realizado por Valéria Marli Leonello (EEUSP) e Ana Claudia Camargo (FMUSP), ambas docentes na Universidade de São Paulo - USP.

Buscando garantir a aproximação, aprimorar a articulação entre teoria acadêmica e prática, a proposta é viabilizar vagas para profissionais de saúde e priorizar a educação interprofissional com integração ensino-serviço, assim como, tornar pelo menos, uma das disciplinas optativas pré-existentes em disciplina obrigatória.

O consórcio acadêmico para fortalecimento à Universidade e a RAS do SUS estão presentes em nove unidades de ensino da USP, contemplando um total de 16 cursos. São eles: Educação Física e Esportes; Educação Física e Saúde; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Gerontologia; Gestão de Políticas Públicas; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Obstetrícia; Odontologia; Psicologia; Saúde Pública e Terapia Ocupacional.

A equipe conta com 88 participantes, sendo docentes, servidores (incluindo o Hospital Universitário – HU da USP, Centro de Saúde Escola Butantã – CSEB e serviços), estudantes de graduação e pós-graduação, além de colaboradores externos.

Para Valéria Marli Leonello, o processo de Educação Interprofissional contribui para um espírito colaborativo. “Os casos mais complexos na área de saúde demandam essa necessidade desse cuidado em equipe, desse cuidado integrado, dessa necessidade de compartilhar conhecimentos... De reconhecer o que tem de específico de cada área, mas também o que tem de comum nesse processo de cuidado.”

Prosseguindo, Everton Tumilheiro, gestor do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS/CEJAM da CRSSul apresentou o trabalho premiado no último Congresso COSEMS - “Acesso aos Catadores de Materiais Recicláveis à Atenção em Saúde”, realizado pelos gestores locais do PAVS/CEJAM e agentes de promoção ambiental, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da região de M’Boi Mirim, zona sul do município.

Os catadores de materiais recicláveis atuam nas cidades fazendo este trabalho de contribuição para separar estes resíduos, além de realizar o descarte correto. Muitas vezes marginalizados, os indivíduos que atuam na coleta de recicláveis estão, em sua maioria, nas regiões periféricas. Foram levantados dados nos distritos de Jd. Ângela e Capão Redondo.

Estes dados contabilizaram 178 catadores, sendo 45% destes não ativos na UBS, 10% não cadastrados na ESF, 35% não realizaram procedimentos na UBS no ano anterior e 72% deles foram avaliados pela equipe saúde da família como negligentes com a saúde pessoal.

A partir da integração dos Agentes de Promoção Ambiental com os Agentes Comunitários de Saúde - ACS tornou-se possível observar uma aproximação aos catadores. Atualmente, os ACS das regiões abordadas atuam com cerca de 40 catadores, e 98% deles recebem visitas domiciliares. Há também uma planilha atualizada com informações essenciais para auxiliar os participantes do projeto, como por exemplo: raça/cor, idade, controle de consultas, entre outros.

Prosseguindo, Valéria Nakamura Ido, gestora regional do PAVS da Coordenadoria Leste apresentou o curso “GeoSampa – Básico para PAVS/SMS”. O portal GeoSampa é um canal que contém informações geográficas da cidade de São Paulo e também sobre mapas e dados fundamentais para otimizar pesquisas e ações de planejamento de gestão.

O curso em EAD será ofertado para uma turma, com estimativa de 60/70 pessoas subdivididas em seis grupos, totalizando aproximadamente 350 alunos. A previsão de início é 18 de outubro e as aulas serão ministradas em três módulos, no AVA da EMS.

Este curso tem por objetivo geral capacitar a equipe do PAVS na utilização de dados e informações, compreendendo-os neste processo de gestão informacional e transparente. Além disso, visa apresentar o GeoSampa e seus conteúdos; capacitar os usuários na consulta de mapas e dados; aprimorar a pesquisa de informações, consulta de metadados e coleta de bases levantadas pela equipe do PAVS, permitindo a inclusão destes à estrutura do Sistema Integrado de Gestão - SIG-SP.

Após a apresentação, foi dada a sugestão de o curso ser apresentado nos Núcleos de Educação Permanente - NEPs e constar no Plano Municipal de Educação Permanente - PLAMEP. No momento, as coordenadorias regionais do PAVS e a equipe do GeoSampa estão em diálogo com a EMS para estruturar o curso.

 

Captura de imagem da reunião / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS