Assistência Farmacêutica da SMS produz vídeo de orientações sobre Canetas de Insulina em parceria com a Escola Municipal de Saúde

O conteúdo educativo visa esclarecer as principais dúvidas sobre o manuseio dos aplicadores disponibilizados pelo SUS no tratamento das diabetes tipo 1 e 2

Por Paula Sant’Ana

 

Disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, as Canetas de Insulina NPH e Regular estão substituindo gradativamente as insulinas na demonstração de frascos, no tratamento da diabetes mellitus tipo I e II.

Esta transição iniciou-se no final de 2019, junto com a promoção de treinamentos para os profissionais de saúde da rede municipal, principalmente em relação ao manuseio da caneta, com o intuito de qualificar os profissionais da rede para acompanhar o paciente e seu quadro de saúde individual.

Apenas médicos podem prescrever o uso das insulinas na rede municipal, e os farmacêuticos (as) e enfermeiros (as) podem realizar a substituição dos frascos pelas canetas de insulina, assim como auxiliar no manejo da caneta e na adesão ao recurso.

A substituição dos frascos pelas canetas está relacionada ao fato de apresentarem fácil manuseio e transporte, além de maior comodidade e precisão na ministração da dose prescrita, proporcionando maior segurança ao paciente.

Para fortalecer esta demanda educativa, a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), em parceria com a Escola Municipal de Saúde (EMS), produziu um vídeo contendo indicações de manuseio, higienização e conservação do novo aplicador.

Segundo Renata Imparato, Analista de Saúde da Assistência Farmacêutica, o principal intuito do vídeo é disponibilizar informação aos profissionais de saúde e à população acerca das vantagens do uso das canetas.

 

Assista ao vídeo produzido pela Escola Municipal de Saúde: