Psicóloga Cláudia Abreu, da Divisão de Educação da EMS, fala sobre participação na Jornada de Saúde Mental na PMSP

Com enfoque no equilíbrio entre trabalho, afazeres do lar e relacionamento familiar, a live fez parte de uma série de conteúdos promovidos pela Secretaria Executiva de Gestão

Por Paula Sant’Ana

 

Parte de um ciclo de palestras online, a Jornada de Saúde Mental na PMSP foi organizada pela Secretaria Executiva de Gestão – SEGES, ligada à Secretaria de Governo Municipal – SGM. As lives ocorreram entre os dias 02 de julho e 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, principal data do Setembro Amarelo.

O quarto evento da Jornada, intitulado “Saúde Mental no Trabalho Presencial ou em Teletrabalho: Como dividir as tarefas do lar, o trabalho e o relacionamento familiar”, transmitido via YouTube no dia 20 de agosto, das 16h às 18h, contou com a participação de cinco convidados, dentre eles a psicóloga Cláudia Regina de Moraes e Abreu, Analista de Saúde da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde – EMS e coordenadora do Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana, projeto realizado pela EMS em parceria com a Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo – SMS/SP.

A forma como as pessoas lidam com o trabalho é uma das questões centrais durante a pandemia. De igual modo, o home-office, isolamento social e jornadas duplas de trabalho são pautas frequentemente discutidas. Durante a apresentação de Cláudia, com o título “Saúde Mental em Tempos Pandêmicos: Como Enfrentar os Desafios Destes Tempos”, a ênfase foi a necessidade de uma relação de trabalho mais saudável, ao pensar nas mudanças e turbulências vividas. Em geral, é essencial aprender a lidar com essa sequência de eventos estressantes, devido à alta carga emocional.

Segundo Cláudia Abreu, resgatar experiências positivas é uma estratégia para momentos de crise. “Uma das estratégias é reconhecer e acolher os receios e medos: procure pessoas de confiança para conversar. Outra estratégia importante é a retomada de experiências e habilidades usadas em tempos difíceis para gerenciar emoções: resgate estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise e sofrimento.”

 

Para os principais problemas enfrentados na pandemia, a psicóloga indica:

- Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo, situando o pensamento no momento presente: Meditação, leitura, exercícios de respiração;

- Evitar o isolamento da rede socioafetiva: mantendo o contato, mesmo que virtual;

- Compartilhar as ações e estratégias de cuidado e solidariedade, a fim de aumentar a sensação de pertencimento e conforto social;

- Para enfrentamento de ansiedade, é importante reenquadrar os planos e estratégias de vida;

- Evitar o uso excessivo do tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;

- Reduzir o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas;

- Separar o tempo entre as atividades laborais (ocupações), familiares e de lazer;

- Respeitar o seu ritmo e estabelecer horários para trabalhar, fazer refeições e dormir;

- Buscar um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional.

 

Confira a palestra “Saúde Mental no Trabalho Presencial ou em Teletrabalho: Como dividir as tarefas do lar, o trabalho e o relacionamento familiar”: