Reunião Ordinária do GTEPS de Agosto

Destaque para a apresentação do projeto “Micro aprendizagem como proposta para formação permanente dos Agentes Comunitários de Saúde”

Por Paula Sant’Ana

 

Na quinta-feira (19/08/2021), foi realizado o encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de 50 profissionais da SMS, além de convidados externos do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais da Saúde (GIEPS).

A reunião teve início com as boas vindas de Marcelo Scrocco, diretor da Escola Municipal de Saúde (EMS), que falou sobre o funcionamento e importância do papel do GTEPS, com complementos de Betina Black Dalarmelino, Diretora da Divisão de Educação.

Sobre as reuniões ordinárias do GTEPS, Marcelo Scrocco destacou: “A tendência é que esses encontros formulem e ajudem no acompanhamento de tudo que toca e envolve a educação em serviço, o desenvolvimento profissional, a graduação e a formação técnica”.

Em seguida, a Prof.ª Eunice Almeida da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), realizou a introdução do protótipo de pesquisa sobre os Agentes Comunitários de Saúde – ACS. O projeto de mestrado intitulado “Micro aprendizagem como proposta para formação permanente dos Agentes Comunitários de Saúde” foi defendido pela Prof.ª Aline Benet, na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), sob a orientação de Joaquin Paredes, professor na UAM e coorientação de Eunice Almeida.

Na sequência, Aline Benet apresentou os detalhes e desdobramentos de sua pesquisa. Em geral, o objetivo é criar um apoio de formação permanente para os ACS. O AprendeFlix Saúde é uma página web de aprendizagem no formato de micro vídeos animados, com temas relacionados à prática de saúde comunitária, aplicados no dia a dia da Atenção Básica.

Dentre o suporte de aprendizagem estão: microlearning como proposta de formação; storytelling para aprendizagem; plataforma com inteligência virtual interativa, possibilitando respostas via chat, além de login e cadastro como aluno na página web. Os conteúdos do AprendeFlix Saúde só podem ser acessados internamente.

Para Aline Benet, este projeto visa auxiliar nas necessidades do cotidiano dos Agentes Comunitários de Saúde. “A gente deseja que cada um daqueles vídeos tragam um conceito e uma ação que ele já possa aplicar de forma imediata na prática profissional dele.”

No momento, existe o anseio de implementação do projeto na Coordenadoria Leste, mas ainda não foi viabilizado. A ideia é fazer um “piloto”, antes de ser levado para todo o município. Durante os comentários após a apresentação, foi destacada a importância de dialogar com os responsáveis pela Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde, do mesmo modo com as Organizações Sociais de Saúde (OSS), para aparar possíveis arestas.

Captura de imagem do protótipo AprendeFlix Saúde / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS

Seguindo, Francisco Troccoli, médico sanitarista da Equipe Técnica das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), apresentou o projeto piloto “Capacitação em Técnicas de Acupuntura para médicos da Estratégia de Saúde da Família”.

O curso de técnicas terapêuticas será disponibilizado para 60 médicos da ESF, sendo 20h de aulas teóricas online realizadas semanalmente, com duas horas de duração; 20h disponíveis pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle da EMS, com suporte de textos e fóruns para discussões assíncronas e 32h de aulas práticas com aplicação de agulhas no Centro de Práticas Naturais do Bosque da Saúde, sob a supervisão de médicos especializados em acupuntura e medicina tradicional chinesa. Para ter certificação, o aluno deve acompanhar 100% das aulas teóricas online, participação nos fóruns e cumprir as horas presenciais, de acordo com a disponibilidade.

Dentre os objetivos específicos do piloto estão: contribuir para a compreensão do aspecto integral corpo-mente-espírito na abordagem do tratamento aos usuários trabalhadores; diminuir as dores musculoesqueléticas e sintomas físicos e emocionais causados pela infecção da SARS-CoV-2 (COVID-19); diminuir o consumo de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, o afastamento do trabalho, procedimentos cirúrgicos evitáveis e internações; oferecer terapia de baixo-custo com eficácia e responsabilidade e melhorar a qualidade de vida da população.

Prosseguindo, Karina Mauro Dib da Área Técnica das Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT falou sobre a Formação de Replicadores. O Programa EAD Cuidando de Todos é um projeto da SMS/SP, com enfoque nas DCNT na Atenção Básica, objetivando assegurar a redução nas taxas de complicações e mortes causadas por essas doenças. Este projeto conta com o apoio da iniciativa internacional de fortalecimento de sistemas de saúde Better Hearts Better Cities, criada pela Fundação Novartis, no Brasil conhecida pelo nome Cuidando do Seu Coração. A agência Tellus é parceira técnica e implementadora da iniciativa local.

Em 2018, o projeto piloto iniciou em seis unidades na Supervisão Técnica de Itaquera. Em 2019, foi expandido para um total de 24 UBSs. Depois, a iniciativa chegou à Supervisão Técnica de Saúde Penha, que em 2020 contou com 45 UBSs. Em 2021, a expansão conta com 71 unidades, sendo uma em cada supervisão do município de São Paulo.

O objetivo geral é ampliar acesso e atendimentos, principalmente para homens e jovens; maior qualificação e preparo dos profissionais da AB para tratamento de doenças crônicas, para aumentar a adesão dos tratamentos. A previsão de início é setembro, pelo Moodle.

Cada curso e conteúdo deve ter um replicador responsável por STS, levando em consideração o cronograma de EADs, disponibilidade de tempo e afinidade com o tema ministrado. Além do replicador estratégico, há também o replicador local, trabalhador da UBS escolhido para cuidar da efetivação dos cursos e do aprendizado no cotidiano dentro da unidade em que atua.

Na reta final da reunião, Betina Black Dalarmelino mediou os relatos das Escolas Regionais sobre as oficinas do PLAMEP. Após os comentários, Thiago Mattos Mendes, da Divisão de Educação, comentou sobre a planilha de controle das ações baseadas em oficinas do PLAMEP, auxiliando a captar informações e no controle quadrimestral.

Por fim, Betina informou que a DTIC e Prodam estão dando suporte necessário para os problemas de funcionamento da plataforma de cursos da EMS e que caso surjam mais falhas, devem entrar em contato com ela para esclarecimentos e indicações.

Captura de imagem da reunião / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS