Reunião Ordinária do GTEPS de Junho

O encontro contou com a apresentação de Thiago Mattos sobre os resultados do Monitoramento PLAMEP – 1° Quadrimestre

Por Paula Sant’Ana

 

Na quinta-feira (17/06/2021), foi realizado o encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de 54 profissionais da SMS.

A reunião teve início com a apresentação de Thiago Mattos, da Divisão de Educação da EMS, trazendo o Monitoramento do PLAMEP – 1° Quadrimestre de 2021, de janeiro a abril deste ano. Dentre os destaques, dados referentes à avaliação foram apresentados por meio de slides e gráficos explicativos. Além dos números, alguns pontos: Todos os envolvidos enviaram o monitoramento dentro do prazo; houve melhoria significativa no preenchimento da planilha e uma maior inclusão dos hospitais no monitoramento.

Com foco nas ações planejadas, alguns resultados se destacam - 63% das ações foram executadas, 17% adiadas ou canceladas, 10% não foram executadas e 10% estão em andamento. Sobre as que não aconteceram por adiamento ou cancelamento, em primeiro lugar estão questões ligadas à pandemia, outras não informaram e algumas foram adiadas para o 2° Quadrimestre de 2021. Um número chamou a atenção durante a apresentação: 78% das ações não estavam ligadas à Covid-19 e apenas 22% possuíam essa temática.

Em relação às propostas dos cursos realizados, 85% das respostas apontaram que os objetivos foram plenamente atingidos e 15% veem os objetivos como parcialmente atingidos.

Thiago Mattos destacou: “Se a gente começar a alinhar os objetivos com indicadores epidemiológicos, questões de território, macro diretrizes, acredito que esse número possa mudar”.

Maria do Carmo, da Divisão de Educação, sugeriu ao Thiago apresentar na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde-CMS, por considerar de suma importância as informações e conter diversas questões a serem discutidas.

Continuando, Salete Monteiro, Coordenadora da EMSR Centro apresentou junto à sua equipe o microsite elaborado para a regional. Conforme explicado, o intuito geral da página é divulgar o papel da escola e democratizar a informação, além de trazer conteúdos exclusivos e de fácil acesso. Apesar de usar uma hospedagem externa, os informes oficiais direcionam o leitor para o site oficial da Secretaria da Saúde e da Escola Municipal de Saúde.

A avaliação feita pela equipe que monitora o microsite observou uma melhora significativa na divulgação das informações gerais da EMSR Centro, fácil acesso às principais informações do COAPES, PLAMEP e Fluxo de Pesquisa; praticidade; facilidade na análise de dados; integração dos processos de trabalho e inspiração para mais ideias e mudanças coletivas.

Finalizando, Salete Monteiro destacou: “Uma das vantagens dessa página é uma atualização rápida, a gente pode incluir e excluir coisas importantes em determinados momentos. Então ela tem uma flexibilidade de colocar informações e atualizar”.

Prosseguindo, Claudia Campos, Assessora de Enfermagem da Coordenadoria de Atenção Básica apresentou o curso para “Enfermagem em Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Prática Clínica”, proveniente de um diálogo do COAPES com o Hospital Albert Einstein.

A ideia dessa especialização é afastar a enfermagem da burocracia atribuída, principalmente no papel administrativo, para focar em funções referentes à prática clínica. Com duração de 360 horas, a especialização lato sensu tem duração de um ano e vai pela contramão de ideias de gestão. Dividido em módulos, vai ser construído ao longo da especialização, um produto de cada uma de suas etapas.

Claudia destacou: “Nós temos um planejamento para a enfermagem no Brasil com início aqui em São Paulo para reformular o papel do enfermeiro no país”.

Ao término da apresentação, foi aberto espaço para comentários e esclarecimentos, foi também informado que se houver interesse em enviar profissionais para as próximas turmas, ainda com datas a definir, poderão fazê-lo e se colocou à disposição para apresentar este projeto nos NEP.

Seguindo para a parte dos informes, Maria do Carmo Sales Monteiro, da Divisão de Educação, estava com a palavra e passou para Roberto Costa Ferreira que falou em nome da comissão de Educação Permanente para o Controle Social do CMS. Informou que o Conselho Municipal já aprovou a resolução do COAPES e que a Resolução n° 11/2016 será apresentada na próxima reunião do GTEPS, no dia 15/07/2021.

Quanto ao Encontro de Facilitadores de EP para o Controle Social, foi informado que já tem proposta escrita e está sendo discutida nos NEPs. Assim, depois que o texto estiver concluído, vai ser apresentado no GTEPS e a previsão do encontro oficial é 09 de agosto.

Por fim, Betina Black Dalarmelino, Diretora da Divisão Técnica, destacou as lives do Canal Profissional da EMS e a procura por parte das Áreas Técnicas da SMS diante da necessidade de realizar capacitações online, sendo uma nova forma de trabalhar. As próximas lives planejadas no YouTube da Escola vão contar com profissionais da Rede e até mesmo externos, gerando assim atividades educacionais em saúde a distância, que respeitam o distanciamento social. Foi dado destaque para a série de lives do Projeto REDE SAMPA – Online que traz temáticas para o fortalecimento da atenção em saúde mental para a rede e seus trabalhadores. As lives do projeto estão acontecendo a cada 15 dias e a divulgação dos temas e datas podem ser acompanhados no próprio Canal Profissional e nas redes sociais da Escola Municipal de Saúde – Instagram e Facebook.
 

Captura de imagem da reunião / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS