Capacitação para atendimento pós-Covid-19 é oferecida aos fisioterapeutas da Rede de Atenção à Saúde

Curso acontece para auxiliar na reabilitação de pacientes e, além disso, proporcionar melhorias na carreira profissional

 Por Paula Sant’Ana

 

Com a iniciativa de qualificar o atendimento dos fisioterapeutas da Rede de Atenção à Saúde (RAS) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) frente a importante demanda de tratamento devido às complicações e sequelas causadas pelo Coronavírus SARS-CoV-2, foi desenvolvido o curso “Avaliação e Reabilitação Fisioterapêutica na Atenção Básica e CER dos pacientes pós-Covid-19.”

Parceria da Escola Municipal de Saúde - EMS com a Universidade de São Paulo – USP e a Associação Brasileira de Fisioterapia – ASSOBRAFIR, o curso contou com o suporte técnico da SMS-SP para atingir o objetivo de capacitar os profissionais para o tratamento dos pacientes que venceram a Covid-19 e que acabaram necessitando de reabilitação física, respiratória e/ou cardiorrespiratória. Além do conteúdo técnico, foi disponibilizado também o fluxograma para esse paciente na Rede de Atenção à Saúde, de acordo com a gravidade das sequelas apresentadas e também modelos de avaliação tanto na Atenção Básica quanto nos Centros Especializados em Reabilitação.

Disponibilizado na modalidade de ensino a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da EMS, com carga horária total de 20h, o curso contou com 376 inscritos e 295 concluintes em sua primeira turma, no período entre os dias 01° de outubro e 01° de novembro de 2020. Já a segunda turma teve 221 inscritos e 148 concluintes, entre os dias 01° de abril e 01° de maio de 2021.

Segundo Thiago Mattos Mendes, Analista de Saúde da Divisão de Educação da EMS, que participou da elaboração e acompanhamento dos resultados, a capacitação “teve uma avaliação muito positiva das pessoas que responderam [pesquisa pós-curso]. Todos eles gostaram muito do curso, acharam o conteúdo relevante com o trabalho deles no dia a dia, fez sentido para o que eles precisavam.”

Atualmente temos uma turma aberta para os alunos da Residência Multiprofissional do município e após solicitação da EMSR Oeste, entre os dias 12 de julho e 08 de agosto de 2021, haverá uma nova turma para profissionais do Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mario Degni e da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste. Além disso, houve também um pedido da Regional Norte para verificar a possibilidade de abrir vagas, ainda com datas a definir.

A pandemia da Covid-19 colocou em evidência a importância do trabalho de todos os profissionais de saúde, em especial dos fisioterapeutas, que atuam tanto na linha de frente no tratamento dos pacientes que enfrentam a doença, como na recuperação daqueles que apresentam sequelas deixadas por ela. Nesse cenário, o aprimoramento profissional e suporte a essa categoria é essencial, pois sua ação tem grande impacto na retomada à normalidade da saúde dos pacientes atingidos pelo vírus.