Reunião Ordinária do GTEPS de Maio

Destaque para apresentação da pesquisa “Trabalho em Equipe Efetivo na Percepção dos Usuários e dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família no Município de São Paulo”.

 Por Renata Puosso

Na quinta-feira (20/05/2021), foi realizado mais um encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de 59 profissionais da SMS.

A reunião teve início com apresentação de Cesar Augusto Inoue, da Coordenadoria Regional de Saúde Centro (CRS Centro), trazendo o projeto de pesquisa de mestrado falando sobre “A política de gestão de recursos humanos no SUS e a integração ensino-serviço-comunidade: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo”. O tema explora lacunas de atuação do gestor municipal de saúde no ordenamento de recursos humanos no SUS e a integração ensino-serviço no contexto do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

Cesar destacou: “Por se tratar de uma política recente, a produção científica está defasada e isso me motiva ainda mais a fazer esta pesquisa. Quero muito compartilhar os resultados com vocês para que possamos crescer juntos”.

O estudo de caso qualitativo foca na região da CRS Centro no período entre 2016 a 2020. A pesquisa contou com a participação dos responsáveis pela gestão de pessoas da Escola Municipal de Saúde Regional Centro (EMSR Centro), representantes da Comissão de Educação Permanente, gestores de serviço das UBSs e responsáveis pelo COAPES da região. O projeto foi aprovado pela Comissão Científica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) e segue em desenvolvimento dentro de um cronograma de execução.

Continuando, a Dra. Marina Peduzzi, da Escola de Enfermagem da USP, compartilhou os resultados da pesquisa que teve financiamento do Programa de Pesquisa para o SUS da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PPSUS-SP FAPESP): “Trabalho em Equipe Efetivo na Percepção dos Usuários e dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família no Município de São Paulo”.

A pesquisa foi desenvolvida entre 2017 e 2019, e investigou os efeitos que o trabalho em equipe tem para os trabalhadores e para as equipes, além de analisar as relações entre clima de equipe, satisfação no trabalho e perspectiva dos profissionais. Os públicos pesquisados abrangeram 124 equipes sendo, 1.231 profissionais de Estratégia Saúde da Família com Saúde Bucal e também 844 usuários das equipes. A Dra. Peduzzi destacou: “O bom clima de equipe é a interação segura, o quanto eles interagem e definem os objetivos comuns e alcançáveis”.

O resultado obtido com equipes e profissionais verificou uma associação positiva dos trabalhadores com a satisfação no trabalho e com clima favorável, porém uma grande instabilidade em manter o grupo de trabalho completo ou com pessoas que permaneçam mais de seis meses no local. Em relação aos usuários foi identificado um vínculo favorável destes com dois ou mais profissionais e uma percepção positiva ao trabalho das equipes. Estes resultados podem subsidiar a gestão das equipes e as ações de educação permanente, e ajudar a definir um conjunto de prioridades e objetivos a perseguir. Ao final da apresentação, foi aberto espaço para comentários.

Prosseguindo, Maria do Carmo Sales Monteiro, da Divisão de Educação, apresentou a devolutiva do “Documento de Orientações para a elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde”, fruto das discussões sobre a reforma do documento orientador do PLAMEP, para que ele seja incluído como um instrumento de gestão. Este documento foi revisado pela equipe de organização do projeto, com sugestões tiradas da oficina ocorrida em 25/02/21, das Escolas Municipais de Saúde Regionais e contou com a diagramação do Núcleo de Comunicação da EMS.

Após a apresentação do documento, foi aberto espaço para discussão de datas para a realização das Oficinas Regionais de PLAMEP integradas às discussões de planejamento, que acontecerão no território das Escolas Regionais e serão de acordo com as necessidades locais.

Por fim, Fátima Lico, da Divisão de Educação, fez um informe sobre a Comissão Científica da Escola Municipal de Saúde, que já está constituída, sendo que a portaria já foi encaminhada para a COGEP para análise e posterior publicação no diário oficial. Ao final das falas, ficou estabelecido que a próxima reunião do GTEPS será no dia 17/06/21.

Captura de imagem da reunião / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS

Leia o Documento de Orientações para a elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde na íntegra: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/05/1224635/plamep-documento-orientador.pdf