Reunião Ordinária do GTEPS de Abril

Apresentação de dados da pesquisa “As perspectivas dos jovens e dos trabalhadores de saúde sobre o acesso às ações de prevenção ao HIV – Projeto Tá Ligado?”.

 Por Renata Puosso

Na quinta-feira (15/04/2021), foi realizado mais um encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de 66 profissionais da SMS.

A reunião teve inicio com uma breve abertura do novo diretor da Escola Municipal de Saúde, Marcelo Takiishi Scrocco, que destacou:
“Quero reforçar o compromisso que vocês já apresentam com a Educação Permanente em Saúde, nos processos de formação. Me coloco à disposição de todos vocês como parceiro e vamos juntos.”

Em seguida, o Prof. Dr. Marco Akerman fez apresentação dos resultados preliminares da pesquisa “As perspectivas dos jovens e dos trabalhadores de saúde sobre o acesso às ações de prevenção ao HIV – Projeto Tá Ligado?”, uma parceria da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O projeto “Tá ligado?” que teve inicio em junho de 2020, é uma forma de buscar informações sobre o porquê dos jovens não acessarem os serviços de saúde, mesmo quando há necessidade. A pesquisa desenvolvida no bairro do Grajaú busca analisar e desenvolver ações para essas barreiras de acesso à rede de serviços de saúde, referentes à prevenção do HIV/AIDS, junto com os jovens e também com profissionais de saúde. Dentre os pontos pesquisados estão pessoas de referencia, locais mais procurados pelos jovens quando há necessidade de utilização dos serviços de saúde, o papel da família, o nível de conhecimento sobre os serviços e o horário de funcionamento dos equipamentos de saúde.

O projeto segue no levantamento de dados, produzindo postagens de sensibilização para as redes sociais e buscando potenciais ações de intervenção tanto para os jovens quanto para os profissionais de saúde como campanhas, palestras nas escolas sobre educação sexual, adequação de linguagem e abordagem dos profissionais e aumento da busca ativa e ações no território. Após a apresentação, foi aberto espaço para comentários.

Continuando, Débora Dalonso Gamboa Peres, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, trouxe a “Revisão da Linha de Cuidado para Atenção aos Casos de Tentativa de Suicídio e Autoagressão na CRS Norte”, trabalho apresentado e premiado no COSEMS 2021/7ª MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DOS MUNICÍPIOS E 10º PRÊMIO DAVID CAPISTRANO. O trabalho surgiu em meados de 2013/ 2014, após receberem a notificação da tentativa de suicídio de um rapaz de 19 anos e uma segunda notificação com o mesmo nome, cerca de 15 a 20 dias depois.

Com isso, a equipe se reuniu e iniciaram discussões, levantamentos e estudos em busca de outras notificações similares. Para se ter uma ideia, na Coordenadoria Regional de Saúde Norte eram 421 casos em 2016 e em 2019 esse número saltou para 1.630 casos. Atualmente o monitoramento tem uma periodicidade para as unidades devolverem as informações de 3, 6, 9, 12 e 24 meses. Débora destaca a escrita final do trabalho com um desejo:
"Nosso desejo na verdade é que não exista mais esse tipo de monitoramento, que não exista mais esse tipo de violência e nenhum outro tipo de violência. Sonhamos com isso e esperamos de fato que um dia a gente possa estabelecer relações mais saudáveis, com menos sofrimento, que as pessoas possam se comunicar de um jeito melhor mais saudável."

Prosseguindo, Thais Morengue, trouxe os resultados da dissertação de mestrado feita para UNIFESP com o tema “Atitudes dos enfermeiros em relação às famílias de recém-nascidos hospitalizados em unidades neonatais na rede municipal de saúde de São Paulo”. A dissertação traz a discussão de um modelo de cuidado centrado no paciente e nas famílias, que estão passando por dificuldades com a internação do recém-nascido e teve como objetivo geral analisar as atitudes dos enfermeiros em relação a elas.

Para isso, foi feita uma pesquisa com 145 enfermeiros atuantes em 10 hospitais da rede municipal de saúde, que analisou variáveis como características sociodemográficas dos enfermeiros das unidades neonatais, atitudes dos profissionais enfermeiros, estrutura e processo dos hospitais. O estudo possibilitou a identificação de fragilidades que possam virar oportunidades de melhorias, visando à qualidade da assistência aos recém-nascidos e suas famílias.

Dando continuidade, Christini Aparecida Di Onofre, da Comissão de Avaliação das Tecnologias em Saúde - SMS, apresentou o projeto “Implementação de novas tecnologias no cuidado de lesões”. Esse projeto é destinado a todas as unidades hospitalares e UBSs, para capacitar os profissionais sobre o uso adequado das novas tecnologias de lesões padronizadas pela comissão de padronização de curativos médicos da SMS-SP.

O curso será em EAD com uma carga horária de 20 horas, contando inicialmente com 200 vagas por região, direcionadas a médicos, enfermeiros e equipes de enfermagem. Além das aulas, os alunos terão acesso ao Manual de Padronização de Curativos produzido pela Comissão Especial de Avaliação de Padronização de Curativos Médicos em Geral (CPCM). O curso está em fase de elaboração, ainda sem data de lançamento.

Por fim, Maria do Carmo falou sobre o processo de elaboração PLAMEP 2022 a 2025, onde os textos estão sendo finalizados para serem encaminhados às regiões. Refere que as pré-conferências deverão ser realizadas no final do primeiro semestre de 2021, que também servirão de base para os projetos de educação permanente. Ao final das falas, ficou estabelecido que a próxima reunião do GTEPS será no dia 20/05/21.