Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Escola Municipal de Saúde > 8ª COREME > Programas > Psiquiatria

 

Objetivo Geral 
Formar médicos especialistas em psiquiatria capacitados para atuar em todos os níveis de atenção à saúde da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. 


Público Alvo
Médicos formados em cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação que pretendem especializar-se em psiquiatria e atuar na saúde pública. 


Carga Horária
8.640 horas divididas em três anos sendo 2880 horas em cada ano com 60 horas semanais. 


Período
O curso será desenvolvido em três anos divididos anualmente no período de 1 de março a 28 de fevereiro do ano seguinte, com direito a 30 dias de férias anuais. 


Supervisão do Programa
Prof. Dr. Marcelo Bruno Generoso é médico concursado da Prefeitura de São Paulo, ocupa a supervisão do programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Secretaria Municipal da Saúde. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e médico segundo assistente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Pesquisador da mesma instituição, desenvolve pesquisas sobre depressão, transtornos de ansiedade, neuromodulação, ensaios clínicos, revisões sistemáticas e meta-análises. Possui graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, residência médica em psiquiatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, mestrado acadêmico em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e doutorado em Ciências da Saúde também pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui título de especialista em psiquiatria e também em psicogeriatria, ambos outorgados pela Associação Brasileira de Psiquiatria. 


Concepção do Programa
Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana com duração de três anos compreendendo 60 horas semanais e 2880 horas anuais.
As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes serão práticas e teóricas distribuídas entre a Escola Municipal de Saúde, destinado a atividades teóricas, pesquisa e supervisão em  psicoterapia, Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch que dispõe de leitos de enfermaria psiquiátrica, leitos de observação psiquiátrica, pronto socorro psiquiátrico e interconsulta psiquiátrica, unidades básicas de saúde com foco na atenção primária ao paciente com transtorno mental, Centros de Atenção Psicossocial Adulto, Álcool e Drogas e Infanto-Juvenil, Núcleos de Apoio a Saúde da Família e, através de convênios de cooperação, os residentes também serão inseridos em instituições parceiras e servicos especializados, possibilitando ampliação dos campos de aprendizagem para o aperfeiçoamento do residente. Atualmente as atividades práticas são desenvolvidas no primeiro ano de residência majoritariamente na região do M’Boi Mirim. No segundo e terceiro ano de residência as atividades práticas são desenvolvidas majoritariamente na região oeste do Município.
O programa compreende também Reuniões de Corpo Clínico semanais com apresentação de seminários e artigos científicos pelos residentes bem como aulas de professores convidados, contribuindo para o desenvolvimento de atividades teóricas e pesquisa. 


Avisos Importantes
O programa de residência em rede exige deslocamentos no município inclusive no mesmo dia em que o residente deverá estar presente em determinado equipamento no período da manhã e em outro no período da tarde ou da noite.
O programa exige escala de plantões em dias úteis, finais de semana e feriados municipais, estaduais e nacionais.
Os cenários de prática que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas, inclusive mudanças no projeto pedagógico deste modelo inovador de residência médica.
A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária deverá ser reposta em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.
Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da 8 COREME será aplicada ao residente sanção disciplinar condizente que constará no histórico escolar ao término do curso.


O modelo de residência em rede prevê a formação de um psiquiatra que além da excelência técnica específica deverá estar capacitado para atuar em todos os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.


O trabalho em equipe no cuidado à saúde mental é fundamental portanto o residente participará de atividades com profissionais de diversos campos (Psicologia, Enfermagem, Assistência Social, Terapia Ocupacional e Educação Física entre outros).
O programa prevê a inserção do residente em diversos cenários de prática da Secretaria Municipal da Saúde, tanto da atenção básica como da atenção hospitalar independente da região. Isso inclui hospital geral, unidade básica de saúde, ambulatório de especialidade, pronto socorro, centro de atenção psicossocial, centro de reabilitação, consultório na rua, residência terapêutica, unidade de gestão e de vigilância, dentre outros.
É necessário e condição imprescindível para a conclusão do programa de residência a apresentação de um trabalho de conclusão de curso no formato determinado pela 8 COREME.