Programa de Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Escola Municipal de Saúde > Residência Multiprofissional > Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

 

Coordenação: Ma. Raphaela Karla de Toledo Solha

 

Início: 2016

Em março de 2016 a SMS/SP deu início ao Programa de Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PRMPICS), inédito e único no Brasil de caráter estratégico e inovador.

A área de concentração da residência é a Atenção Básica/Saúde da Família e o programa se desenvolve ao longo de dois anos de formação teórico-prática, totalizando 5760 horas. Esta carga horária divide-se entre 1152 horas (20%) de aprendizado teórico e 4608 horas (80%) de aprendizado em cenários de prática.

A Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PRMPICS) está baseada em um conjunto de saberes tradicionais de diversas culturas, com enorme potencial para ampliação do campo de atuação da Atenção Básica, pois permitem a operacionalização do conceito de saúde ampliado, não reduzido ao modelo de queixa-conduta, proporcionando uma visão integrada da pessoa/ família/ comunidade com foco na totalidade corpo-mente-entorno, considerando seus laços com o mundo do qual fazem parte. Esta Residência traz a possibilidade de atuação diferenciada nos serviços de Atenção Básica, estimulando que os residentes reflitam, proponham, criem e executem práticas de cuidado integrativo nas ações cotidianas dos serviços de saúde.

Este Programa de Residência tem por objetivos o fortalecimento da Atenção Básica, o desenvolvimento das PICS em caráter multiprofissional e interdisciplinar, e a consolidação dessas no âmbito da Atenção Básica, além de contribuir com a renovação dos modos de aprender e praticar a produção do cuidado em saúde, por meio de tecnologias leves, humanizadas, eficazes e sustentáveis. Esta Residência também inclui a vivência e articulação em outros contextos da Rede de Atenção em Saúde (RAS).


Cenários de Prática:


Durante a formação, os residentes realizam suas atividades em diferentes equipamentos do município, rodiziando entre eles.Os Cenários de Prática estão distribuídos nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde do município de São Paulo.

Os equipamentos de saúde utilizados são:


• Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO): são equipamentos abertos a todas as pessoas, têm como objetivo favorecer a aproximação e convivência entre a população geral, em toda sua diversidade.

Para saber mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_mental_


• Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS): equipamentos que oferecem à comunidade um atendimento focado na promoção da saúde integrado à prevenção de agravos e à reabilitação, utilizando métodos naturais e cuidando da pessoa de forma integral, sendo difusores das PICS na rede/território nos quais estão inseridos.

Para saber mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica


• Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Saúde Escola (CSE): equipamentos da Atenção Básica com foco na promoção, prevenção e cuidados de saúde. São porta de entrada na Rede de Atenção à saúde e articuladores do cuidado, com ou sem equipes de Estratégia de Saúde da Família.


• Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) são portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental atuando no acolhimento e acompanhamento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico.

Para saber mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica


• Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha (HMEC): ambulatório que oferece práticas integrativas da Medicina Tradicional Chinesa.

Para conhecer as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/organizacao 

 

 Turmas: Clique aqui para lista de residentes egressos (PDF)

 

 
  RESIDÊNCIA EM PICS NAS REDES SOCIAIS

  • INSTAGRAM

Instagram PICS Centro Saúde Escola Geraldo Paula Sousa (@picscsegps)

  • FACEBOOK

Facebook CECCO Bacuri

Facebook CRPICS Ermelino Matarazzo

  • SITE

CECCO Pq. Previdência

 

 Para mais informações envie um e-mail para residenciapics@prefeitura.sp.gov.br

Ou entre em contato pelo telefone: (11) 3846-4815 (ramal 213)