Sobre a Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde

Escola Municipal de Saúde > Residência Multiprofissional - Início

A Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde destinada às profissões da área de saúde, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço nos termos da Lei nº 11.129, de 30/06/2005 e de acordo com o artigo 1º da Portaria Interministerial nº 1.077 de 12 de novembro de 2009 e demais legislações pertinentes. 

A Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde é credenciada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, e tem como diretrizes o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos residentes e a melhoria da assistência à saúde da comunidade nas áreas profissionalizantes em consonâncias aos princípios do Sistema Único de Saúde.

O ingresso nos Programas de Residência da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP) se dá por Seleção Pública para preenchimento de vagas. O Edital de abertura de inscrições ocorre no segundo semestre do ano vigente para o início das atividades no mês de março do ano seguinte e apresenta as instruções especiais aos candidatos interessados. As provas desta seleção pública são realizadas exclusivamente na cidade de São Paulo e são publicizadas por meio do Diário Oficial e pela empresa responsável pela organização e divulgação de todo o processo.

 

CARACTERIZAÇÃO

 

Pós-graduação lato sensu realizada na perspectiva do Ensino em serviço                                                                                                
Concessão de bolsa de estudos financiada pelo Ministério da Saúde e não configura vinculação empregatícia   

• Regime: Dedicação exclusiva                                                                  

Carga Horária Total: 5.760 horas para os programas de 2 anos e 8.640 horas para os programas de 3 anos; sendo que 80% de atividades práticas e 20% atividades teóricas e/ou teórico-práticas: Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) sob a orientação docente é obrigatório para a certificação.

• Jornada de Trabalho Semanal: 60 horas;

• Duração: 2 ou 3 anos;

Possibilidade de realização estágio optativo de até 30 dias no segundo ano de residência.

 

Sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (COREMU/SMS-SP) criada em 2013, possui 11 das 15 categorias profissionais permitidas em Portaria Interministerial nº 16 de 22 de dezembro de 2014, a saber: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas e Educação Física.

Os profissionais residentes vivenciam nos cenários de prática de origem, assim como nos equipamentos de saúde da Rede de Atenção à Saúde do município de São Paulo, intervenções e condutas pertinentes à promoção de saúde em conformidade com os pressupostos legais e princípios do SUS. Para cada Programa de Residência há um Coordenador, Tutores e Preceptores.

São ofertados 05 programas de residência sendo 04 centrados na área hospitalar e 01 na atenção básica, abaixo discriminados:
 

Residência em Área Profissional:

Residência Multiprofissional em Saúde:

Coordenação da Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde
Coordenadora: Dra. Valnice de Oliveira Nogueira
Coordenadora Suplente: Ms. Claudia Pagotto Cassavia
Contato telefônico: 11-38464815 ramal 215
Correio eletrônico: coremu@prefeitura.sp.gov.br
 

 


 

 

A COREMU permite aos Residentes de Programas externos (nacionais e internacionais) a vivência nos cenários de prática da SMS/SP para Estágio Optativo, conforme critérios definidos por lesgilação vigente e atendendo aos pré-requisitos obrigatórios. Maiores informações sobre Estágio Optativo clique aqui