Capacitação de Facilitadores para Educação Permanente do Controle Social no SUS na Cidade de São Paulo

As inscrições serão recebidas até o dia 29 de março de 2017.

A Secretaria Municipal da Saúde - SMS por meio da ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE da Coordenação de Gestão de Pessoas, COMUNICA a abertura de inscrições para Capacitação de Facilitadores para Educação Permanente do Controle Social no SUS na Cidade de São Paulo.

1. OBJETIVO GERAL:

Capacitar Gestores, Trabalhadores e Usuários envolvidos com os Conselhos Gestores de Saúde para que sejam referência para a Educação Permanente do Controle Social nas Unidades de Saúde, nas Supervisões Técnicas de Saúde, nas Escolas Municipais de Saúde Regionais e nas Coordenadorias Regionais de Saúde.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Compreender de que maneira as ferramentas da EP podem colaborar para a melhoria do processo de trabalho do Conselho Gestor.

- Ser capaz de identificar, no processo de trabalho do Conselho Gestor, problemas que precisam de ação educativa, tendo por referência a metodologia da problematização.

- Participar do Planejamento, Implementação, Monitoramento e Avaliação das ações educativas na ótica da Educação Permanente do Controle Social.

- Identificar em cada momento do processo educativo ações que promovam o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitem ao Conselho Gestor cumprir sua missão.

- Fomentar espaços de discussão e de atividades educativas que assessorem o Conselho Gestor na análise do processo de trabalho e promovam a implementação das políticas de gestão do SUS.

3. CONTEÚDO:

MÓDULO 1 – PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

- Processo ensino aprendizagem e a metodologia da Problematização. 

- Metodologia de construção do currículo integrado – Mapa Conceitual. 

- Política de Educação Permanente para o Controle Social. 

- Papel da instituição na definição do projeto político pedagógico. 

- Eixos temáticos e perfil de competências e habilidades do Conselheiro Gestor.

MÓDULO 2 – PROCESSO DE TRABALHO DO CONSELHO GESTOR E A EDUCAÇÃO PERMANENTE

- Processo de trabalho e a inter-relação dos diversos fazeres do cotidiano.

- Identificação dos nós críticos no processo de trabalho.

- Ferramentas educativas para trabalhar os nós críticos.

- Relações interpessoais e mediação de conflitos.

- Princípios do SUS como fundamentação para organização dos processos de trabalho do conselho gestor.

- Ferramentas de acompanhamento, avaliação e registro das atividades educativas.

MÓDULO 3 - PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL

- Instâncias e fluxos da Educação Permanente no Município de São Paulo – NEP (Núcleo de Educação Permanente), GTEPS (Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde), Comissão Municipal de Educação Permanente – CMS-SP.

- Orçamento para a Educação Permanente.

- O planejamento como uma ação educativa - Como fazer, passo a passo.

4. METODOLOGIA:

Será utilizada a metodologia da problematização, que tem como eixo o processo de trabalho em saúde, buscando despertar o questionamento e o interesse na investigação da realidade cotidiana, visando qualificar a atuação do Facilitador da Educação Permanente para o Controle Social. A estratégia pedagógica terá uma abordagem teórico-vivencial e participativa, utilizando exposições dialogadas, rodas de conversa e trabalhos de grupo e atividades práticas.

Cada Módulo do curso terá seu roteiro pedagógico e as atividades de dispersão serão elaboradas de acordo com a realidade de cada Supervisão Técnica de Saúde. Nos encontros presenciais serão trabalhados os conteúdos pedagógicos e técnicos que sustentam a ação conselheira.

As atividades de Dispersão serão práticas educativas elaboradas a partir das necessidades de cada Supervisão Técnica de Saúde, tendo como base os princípios pedagógicos trabalhados nos encontros presenciais. Estas atividades devem contemplar o cronograma do Conselho Gestor de 2017 e 2018.

5. PARTICIPANTES:

Conselheiros Municipais de Saúde de todos os segmentos e convidados.

6. INSCRIÇÕES:

As inscrições serão recebidas até o dia 29 de março de 2017, através do link FormSUS encaminhado pela Área Técnica responsável.

7. CRONOGRAMA:

Datas
: 03/04, 02/05, 05/06, 03/07, 07/08, 04/09, 02/10, 06/11, 04/12 (9 encontros).

Além desses encontros, serão marcados 06 encontros de acordo com o calendário do Conselho Municipal de Saúde e 30h de atividades educativas a serem planejadas com os Conselheiros.

Horário: das 09h às 16h

8. LOCAL:

Secretaria Municipal de Saúde
Rua General Jardim, 36 – 4°andar

9. NÚMERO DE VAGAS:

20

10. CERTIFICADO:

Participação nas atividades e vivências propostas no Curso. Receberá certificado de conclusão o participante que tiver 100% de freqüência e conceito satisfatório nas avaliações.

11. DOCENTE:

Maria do Carmo Sales Monteiro

12. COORDENAÇÃO:

Escola Municipal de Saúde – EMS/CGP/SMS