Curso “Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal”

Período de Inscrição: de 13 a 16 de março de 2017.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde Bucal e a ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE da Coordenação de Gestão de Pessoas COMUNICAM a realização do Curso “Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal”.

1. OBJETIVO GERAL:

Realizar atividade de educação permanente para aprimorar as equipes de saúde bucal no diagnóstico diferencial de alterações em tecidos moles.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Sensibilizar as equipes de saúde bucal para a importância do exame de tecidos moles e duros na prática clínica odontológica cotidiana;

- Aprimorar o olhar clínico das equipes de saúde bucal para o fisiológico e o patológico em tecido moles e duros na cavidade bucal para o diagnóstico precoce de lesões malignas ou malignizáveis, durante a campanha de prevenção do câncer e em outras atividades cotidianas nas Unidades da rede de serviços da SMS-SP;

- Alinhar a atividade de educação permanente que será reproduzida regionalmente por estomatologistas que acompanharão a atividade centralizada.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Discussão dos temas:

- Anatomia da cavidade bucal

- Alterações da normalidade

- Lesões Fundamentais

- Lesões malignizáveis e malignas

- Códigos e Critérios de risco em tecidos moles da cavidade bucal

- Estudos de caso

- Sistema de informações: formulários e fluxo de informações

- Cronograma da Campanha e do envio de formulários

4. CARGA HORÁRIA:

A carga horária do Curso é de 4 horas.

5. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:

A metodologia tem como eixo o processo de trabalho em saúde, busca despertar o questionamento e o interesse, visando qualificar o atendimento a população, conforme preconizado pela Educação Permanente em saúde. A estratégia terá uma abordagem teórico-vivencial e participativa.

As aulas terão duração de 4 horas e serão oferecidas em 2 dias sendo, dia 20 de março de 2017 das 8 às 12 horas e dia 21 de março das 13 às 17 horas.

A coordenação e gerenciamento desta capacitação será realizada pela Área Técnica Saúde Bucal da Coordenação de Atenção Básica e Escola Municipal de Saúde/SP, integrados com os interlocutores regionais e Escolas Municipais de Saúde Regionais.

6. PARTICIPANTES:

Profissionais de nível universitário das equipes de Saúde Bucal das Unidades de Saúde, admitidos ou contratados nos últimos 36 meses, e estomatologistas de todos os Centros de Especialidades Odontológicas – CEO.

7. INSCRIÇÃO:

Período de Inscrição: 13 de março a 16 de março de 2017, pelo link FormSUS encaminhado para as Escolas Municipais de Saúde Regionalizadas.

8. CRONOGRAMA:

Turma 1: 20/03/2016 - horário: Das 8h às 12h 
Turma 2:
21/03/2016 - horário: Das 13h às 17h

9. LOCAL:

Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD
Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana - São Paulo - SP

10. VAGAS:

Serão disponibilizadas 200 vagas por turma, totalizando 400 vagas.

11. AVALIAÇÃO:

Receberão certificados os profissionais que obtiverem frequência de 100%.

12. COORDENAÇÃO:

Área Técnica de Saúde Bucal - Coordenação da Atenção Básica – SMS.
Escola Municipal de Saúde – EMS/CGP/SMS