Curso: “Fortalecimento da Atenção Básica no Município de São Paulo: Escutar – Entender – Atender”

Período de Inscrições de 16 a 22 de setembro de 2015 pelo link do FormSUS.

OBJETIVO GERAL
Contribuir com a revisão do processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde, em especial da recepção, tendo como princípio orientador a integralidade do cuidado e as necessidades de saúde da população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir sobre as Políticas de Saúde e os princípios do SUS;
- Reconhecer o papel estratégico da Atenção Básica como ordenadora do cuidado em saúde da população e para a construção das Redes de Atenção à Saúde- RAS;
- Conhecer e analisar a concepção e diretrizes organizativas das Unidades Básicas de Saúde, identificando ações para o enfrentamento dos problemas e necessidades de saúde dos territórios.
- Analisar o processo de trabalho para organizar uma atenção básica humanizada, receptiva, cuidadora, resolutiva, respeitosa do direto do cidadão, que atende pessoas agendadas e não-agendadas e que realiza ações em equipe dentro e fora da unidade de saúde.
- Fomentar o conceito do acolhimento integral e resolutivo com análise de vulnerabilidade e classificação de riscos;
- Construir com os profissionais a organização da recepção técnica e humanizada que possibilite melhor condição ao trabalhador da saúde para escutar, entender e atender as demandas dos cidadãos;
- Possibilitar a identificação dos problemas de saúde existentes no território, formulando estratégias para o seu enfrentamento.
- Discutir sobre os canais de participação da população e controle social e as estratégias utilizadas em cada unidade
- Possibilitar a discussão e articulação das redes dos serviços de saúde e demais instituições, e atores identificados no território.

CONTEÚDO
- Histórico das Políticas de Saúde e Princípios do SUS
- Fortalecimento da Atenção Básica no Município de São Paulo: Diretrizes Organizativas.
- Humanização/Acolhimento.
-Territorialização/Rede de Atenção á Saúde.
- Determinantes e Condicionantes de saúde.
- Agenda /Recepção técnico acolhedora.
- Conceitos de avaliação de risco biopsicossocial.
- Organização dos fluxos/Referencia e contra referência.
- Ofertas de serviços.
- Discussão da proposta de implantação das UBSs.

METODOLOGIA e ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
O curso integra o Plano de Educação Permanente para o Fortalecimento da Atenção Básica, elaborado em consonância com o Documento Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: diretrizes organizativas e de acordo com a realidade de cada região de saúde.
O Curso será desenvolvido em momentos de concentração e dispersão. Nas dispersões serão realizadas Rodas de Conversas com apoio da Educação a Distancia - EAD e utilização da plataforma MOODLE. A Educação a Distancia - EAD integra a Teleeducação do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo. Será disponibilizado material didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): textos, Power Point, vídeos das aulas, bibliografia e avaliações exigidas para a certificação do aluno. O endereço de acesso ao AVA é HTTP://ead.saude.prefeitura.sp.gov.br.
Durante o processo de educação permanente será elaborado um Plano de Trabalho por Unidade, com a participação de todos os funcionários e sob Coordenação do Gerente da Unidade de Saúde.
No terceiro momento será realizado Encontro para apresentação dos resultados dos Planos de trabalho e avaliação do processo.

CARGA HORÁRIA
Carga horária Momento Concentração: 16 horas.
Momento II - Roda de Conversa: 16 horas.
Encontro para apresentação do Plano de trabalho: 8 horas

CRONOGRAMA
Datas: 25/09; 02/10 e 09/10, 16/10, 23/10, 06/11/2015 - Horário das 8 -17 horas.
Local: Auditório da Subprefeitura Freguesia do Ó.
Avenida: João Marcelino Branco, 95

PARTICIPANTES
O curso destina-se aos profissionais dos níveis básico, médio e universitário, cargos e segmentos que atuam nas unidades de saúde mencionadas. Profissionais e Agentes Comunitários de Saúde das Organizações Sociais, prestadores de serviço da SMS e representantes dos Conselhos de Saúde.

INSCRIÇÃO
Período de Inscrição:16/9 a 22/9/15 pelo link do FormSUS encaminhado por e-mail para a Escola Municipal de Saúde da Região Norte.

VAGAS
Serão oferecidas 30 vagas para cada Supervisão para o momento presencial e envolverá todos os funcionários das Unidades nas Rodas de Conversas.

CERTIFICADO
Será fornecido certificado para os profissionais que participarem do Momento Concentração e para os profissionais que participarem das rodas de Conversas e apresentação do Plano de Ação.

COORDENAÇÃO
Coordenação da Atenção Básica – SMS.
Coordenação de Gestão de Pessoas – CGP.
Escola Municipal de Saúde - EMS/SMS.
Coordenadoria Regional de Saúde Norte
Escola Municipal de Saúde Regional Norte.