A Educação Permanente no cuidado à Saúde Mental

Projeto Rede Sampa - Saúde Mental Paulistana

 A Escola Municipal de Saúde em conjunto com a Coordenadoria de Redes de Atenção a Saúde e a Área Técnica da Saúde Mental realizam uma série de ações que fazem parte do escopo do Projeto Rede Sampa - Saúde Mental Paulistana. Entre elas, destacamos as ações de Educação Permanente que dizem respeito ao aprimoramento dos profissionais da área.
A Secretaria da Saúde do Município, conta em seu quadro com aproximadamente 82 mil trabalhadores, essa quantidade de profissionais reflete o desafio constante para a implementação de ações de Educação Permanente. Nessa diversidade de cenários, os envolvidos são conduzidos a uma busca constante de inovação pedagógica, além de explicitar a necessidade da utilização de uma variada gama de ações nas questões de Saúde Pública.
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária, que favoreça a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, que estimule o uso dos recursos que a comunidade oferece, contando, com uma rede de serviços e equipamentos variados. O objetivo é ampliar e articular os pontos de atenção à saúde na busca da garantia de resolutividade, da garantia do acesso integral e da promoção de autonomia e cidadania dos sujeitos.
A formação, a qualificação e o aprimoramento de profissionais da área da saúde constituem um grande desafio para o processo de consolidação da Reforma Psiquiátrica, exigindo das equipes um novo olhar e uma nova abordagem no que tange ao sofrimento mental.
Projeto Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana
Atingindo um total de aproximadamente 6.000 trabalhadores que participaram de mais de 20 ações de Educação Permanente, desde o início o Projeto Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana ofereceu vários cursos presenciais e na modalidade a distância, oficinas, rodas de conversas regionais, seminários, fóruns, além de programas específicos veiculados pela Rede São Paulo Saudável, por meio do Canal Profissional.
No mês de maio, em comemoração a Semana da Luta Antimanicomial que marca o início desta nova abordagem sobre o assunto e também o movimento por uma sociedade livre dos manicômios, a Escola Municipal de Saúde ofereceu algumas atividades especiais. No dia 13 de maio aconteceu o Fórum “Viver Livre! Viver sem Manicômios!” que contou com a presença de 130 participantes, e trouxe convidados envolvidos nesse movimento desde seu início. Por meio do Canal Profissional, foram veiculados dois programas, o programa Roda de Conversa, que foi ao ar ao vivo no dia 14, com o tema: “O Plano de Educação Permanente para o Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial” e o programa Compartilhando Conhecimentos, que foi ao ar dia 18 de maio, com o tema: "Rede Sampa - Plano de Educação Permanente, Luta Antimanicomial".
É a SMS pensando a Saúde Mental, a Educação Permanente e o fortalecimento do SUS no município de São Paulo.