I Encontro da Rede Atenção Psicossocial

O objetivo foi fortalecer a construção da RAPS no território e colocar em pauta propostas para a sua consolidação

 Foi realizado no último dia 3 de dezembro o I Encontro da Rede Atenção Psicossocial (RAPS) da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste), no Campus Vergueiro da Uninove. Cerca de 500 pessoas participaram do evento, entre profissionais de saúde que atuam na Rede de Atenção Psicossocial nas cinco Supervisões Técnicas de Saúde da Sudeste, usuários do SUS, familiares e membros dos conselhos gestores de saúde do território, além de convidados de outras secretarias municipais.

O objetivo do evento, elaborado por uma comissão multiprofissional formada por gestores e trabalhadores da saúde da Sudeste, foi fortalecer a construção da RAPS no território, bem como colocar em pauta propostas para a sua consolidação. Os trabalhos tiveram início com as apresentações da médica Karina Barros Calife, coordenadora da CRS- Sudeste, de Cláudia Ruggiero Longhi, interlocutora de Saúde Mental da CRS- Sudeste, e Marcia Innocencio Moreno, da equipe da área técnica de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas da SMS-SP.

Na sequência aconteceram as rodas de conversas temáticas, que foram: Acolhimento e Humanização, Infância e Adolescência, Redução de danos: diretrizes e cuidados, Reabilitação Psicossocial e Economia Solidária, Protagonismo dos usuários da rede, Atenção à Crise, Território e Intersetorialidade e Desinstitucionalização.

A partir das rodas de conversa e do intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes, o encontro deve potencializar a articulação entre os diversos serviços de cada STS. Também visa incentivar a discussão sobre as ações em Rede de Atenção Psicossocial na CRS Sudeste.

Em paralelo ao seminário foram expostas peças de artesanato provenientes da "Rede Sol", organizada pelos cinco CECCOS da Regional Sudeste. A intenção é oferecer apoio e promover saúde mental e inclusão social pelo trabalho.