Abertura de inscrições para o Curso de Formação de Monitores para as Ações de Educação Permanente para o Controle Social.

Inscrições até 19 de setembro de 2014.

A Coordenação de Gestão de Pessoas - CGP, da Secretaria Municipal de Saúde - SMS por meio da ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE em parceria com a Coordenadoria Regional de Saúde Norte/ Supervisão Técnica de Saúde Pirituba / Perus, COMUNICA a abertura de inscrições para o CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES PARA AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL

OBJETIVO GERAL

Preparar monitores para desenvolver ação de educação permanente para o controle social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Facilitar a construção do processo de aprendizagem do conselheiro partindo dos seus diversos conhecimentos, valores e práticas visando novas práticas de gestão;
Utilizar estratégias de aprendizagem que possibilitem a reflexão sobre as práticas e saberes dos conselheiros gestores com vistas à transformação e qualificação das práticas de gestão;
Compreender a educação permanente em saúde enquanto ferramenta para intervenção e ressignificação dos processos de trabalho;
Compreender a política de educação permanente para o controle social no município de São Paulo e as competências e habilidades do conselheiro gestor.

CONTEÚDO

1ª Etapa –
• Alinhamento conceitual sobre Educação Permanente para o Controle Social Educação Permanente e o conceito de ensino e aprendizado
• Estratégias pedagógicas da metodologia da problematização
• Processos de trabalho do Conselho Gestor: princípios e diretrizes do SUS, políticas de gestão, legislação, estrutura e funcionamento do Conselho Gestor.
Total 32 hs

2ª Etapa –
• Prática Pedagógica
• Organização e execução do Curso de Capacitação dos Conselheiros Gestores Suplentes das Unidades de Saúde da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus.
Total 40 hs

3ª Etapa –
• Acompanhamento e avaliação do processo.
Total 16 hs

METODOLOGIA

Metodologia problematizadora, tendo como eixo o trabalho em Saúde buscando despertar o questionamento e o interesse na investigação da realidade cotidiana, visando qualificar o atendimento a população. A estratégia terá uma abordagem teórico-vivencial e participativa, utilizando exposições dialogadas, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, trabalhos dirigidos de grupos e individual e projeção audiovisual.

PARTICIPANTES

Profissionais de nível básico, médio, e universitário, cargos e segmentos, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde; Conselheiros do Segmento Gestor/Trabalhador e Usuário que atuam nos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus, do Conselho da Supervisão Técnica de Saúde de Pirituba/Perus, do Conselho Municipal de Saúde, Movimentos de Saúde da região Noroeste e profissionais da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba Perus, Supervisão de Vigilância e Saúde Pirituba/Perus e da Escola Municipal de Saúde.

INSCRIÇÕES


PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 a 19/09/2014
As inscrições deverão ser encaminhadas à Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus para o e-mail: gparticipativapp@prefeitura.sp.gov.br, colocando no assunto da mensagem: CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES PARA AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL.
A inscrição deve conter as seguintes informações: nome completo; RF com vínculo; RG /CPF; Local de Trabalho/entidade; cargo/função; telefone de contato; e-mail pessoal/individual.

NÚMERO TOTAL DE VAGAS

São 35 vagas. Sendo 15 vagas para usuários conselheiros ou não, divididas em 03 vagas para cada um dos Distritos Administrativos da região (Jaraguá/Pirituba/Perus/Pq. Anhanguera e São Domingos); 05 vagas para Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus; 05 vagas para Supervisão de Vigilância em Saúde Pirituba/Perus; 05 vagas para Unidades de Saúde; 05 vagas para Escola Municipal de Saúde.

Carga Horária: 88 horas

Datas e Horário

1ª Etapa – dias 25 e 29/09/2014; 02, 06, 09, 13, 16 e 20/10/2014.
2ª Etapa – dias 27 e 30/10/2014 e 03, 10, 13, 17, 27/11/2014; 01,04,08/12/2014.
3ª Etapa – dias 06 e 24/11/2014; 15 e 18/12/2014.

Horário: das 9h às 13h.


Locais:

1ª e 3ª Etapas - Auditório da Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, Rua Luis Carneiro nº 193- Pirituba.

2ª Etapa - Os participantes serão comunicados no decorrer do curso.

CERTIFICADO:

Participação nas atividades e vivências propostas no Curso.
Avaliação na prática pedagógica do desempenho do candidato.
Receberá certificado de conclusão o participante que obtiver a frequência mínima de 72 horas (81,82%) e conceito satisfatório nas avaliações.


DOCENTES:

Adelheid Margarida Molnar Pasetti
Adriana Vieira
Denise Pinna
Jussara Simões Vaz
Maria do Carmo Sales Monteiro
Maria Regina Biason Gomes
Rosi Locatelli

COORDENAÇÃO:

Coordenação de Gestão de Pessoas - CGP
Escola Municipal de Saúde - EMS
Coordenadoria Regional de Saúde Norte
Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus