Projeto Pré Natal do Homem

Ação visa ampliar a participação paterna durante a fase gestacional, parto e pós-parto

 Os futuros pais paulistanos já podem realizar o pré natal ao lado de suas companheiras grávidas. O projeto inovador, que teve início na Coordenadoria Regional de Saúde Leste, em Ermelino Matarazzo, procura trazer o homem para mais perto da gestação, nascimento e cuidados com o bebê. A ideia do programa surgiu em 2009, quando a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da São Paulo Carinhosa, coordenado pela primeira-dama da cidade, Drª Ana Estela Haddad, decidiu estimular os homens a uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS), para os testes de sorologia quando recebiam, junto com a mulher, a notícia da gravidez.

Inicialmente a medida teve como objetivo prevenir e tratar doenças sexualmente transmissíveis, bem como prevenir sequelas para o bebê como, por exemplo, sífilis congênita. No decorrer da experiência, no entanto, os profissionais da saúde descobriram que, aos poucos, o público masculino passou a frequentar mais a UBS. João dos Santos Coelho, que participou do Pré Natal do Homem na UBS Vila Cisper, conta que aprendeu muito com a experiência. “Iniciei trocando a fralda, depois de um ano e meio já consigo entender e até evitar situações no dia a dia que possam comprometer a segurança do bebê”, revela.

O trabalho começou com a criação do ‘Clube do Bolinha’ dentro da UBS. “Convidamos um grupo formado apenas por homens para participar, para que eles se sentissem à vontade e com maior liberdade para discutir determinados assuntos sem interferência das mulheres”, conta Cleide de Almeida Soranso, gerente da unidade.

Para Dr. Paulo de Tarso Puccini, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, além da sua própria saúde, o pré natal do homem contribui para a formação precoce do vínculo afetivo entre pai e filho e para a relação do casal, bem como de toda a família. Há estudos indicando que a ação reduz, inclusive, a incidência de violência doméstica. “O desafio é romper o preconceito, tanto por parte dos profissionais da saúde quanto pelos próprios pais”, destaca Dr. Puccini. Segundo ele, no início do projeto a adesão foi relativamente baixa, porém crescente, devido ao resultado de satisfação gerada ao casal.

Drª Ana Estela Haddad lembra que o projeto Pré Natal do homem tem inspirado outras regiões do município de São Paulo, como a Brasilândia, que será a próxima a implantar o programa. “O próprio Ministério da Saúde recomenda que a iniciativa seja disseminada em outras cidades”, finaliza.