Seminário Rede Sampa de Braços Abertos 2014

Evento reuniu os cinco comitês regionais no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo

 O Seminário Rede Sampa de Braços Abertos foi realizado no dia 29 de julho de 2014, no Auditório Elis Regina, Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento, parte integrante do projeto Rede Sampa, Saúde Mental Paulistana, foi organizado pelo Grupo Executivo Municipal (GEM), coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sendo composto ainda por treze Secretarias Municipais e três Estaduais.

O evento, que reuniu cerca de 650 pessoas, marcou o início da descentralização da política de saúde mental “Álcool e Drogas” com a apresentação dos planos de ação, realizados pelos cinco comitês regionais (Vila Mariana, Vila Leopoldina, Cidade Tiradentes, Santo Amaro e Santana).

Os projetos locais foram inspirados no “Programa de Braços Abertos”, iniciativa pioneira articulada pelo GEM em 2013, iniciada com a implantação de um ponto de apoio na Rua Helvétia, região da Luz, em São Paulo. Desde então, os usuários de drogas encontram no espaço assistência às necessidades básicas como higiene, alimentação ou descanso, além de terem à disposição diversas atividades culturais e oportunidade de trabalho.

Presente no encontro, José Filippi Junior, Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, destacou a importância de expandir o programa para as demais regiões da cidade. “Temos que reforçar a experiência positiva da região central, ainda que existam críticas ou forças contra a esse tipo de ação”, disse.

Para Dra Ana Estela Haddad, coordenadora do São Paulo Carinhosa, o Programa de Braços Abertos é inovador e tem inspirado diversas políticas públicas no Brasil e também fora. Lembrou, por exemplo, da visita do príncipe Harry, do Reino Unido, à região da Luz.

Vale destacar que a ação não é isolada e contempla um acompanhamento intersetorial, com ações que visam inserir o dependente químico na sociedade, de forma gradual e não linear.