Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 10 de Março de 2014 | Horário: 16:36

Formandos do TVS realizam despedida na EMS

Turma 2- Sudeste do curso Técnico em Vigilância em Saúde se reúne pela última vez antes da formatura para confraternização.

 No dia 28 de fevereiro, aconteceu o último encontro em sala de aula e a despedida da turma 2-Sudeste do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (TVS), cuja formatura será no próximo dia 29 de abril.

Os alunos resolveram as últimas pendências acadêmicas, entregaram o material para confecção dos banners do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será apresentado em 17 de março na Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS-Sudeste), e realizaram a confraternização de encerramento do curso em uma das salas da EMS.

O grupo iniciou as atividades em novembro de 2011, com 38 integrantes, e ao longo do tempo, contou com três docentes fixos e diversos convidados especiais, que trouxeram conhecimentos sobre os temas propostos para discussão, com base em suas experiências profissionais.

Segundo a aluna Sueli Santiago, agente de apoio de zoonoses da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Penha, a mudança do olhar a respeito do território, em relação ao começo do curso, foi a principal contribuição. “Hoje conseguimos identificar problemas no território, com olhar ampliado e crítico, antes era mais direcionado”, comparou.

O aluno César Antônio Chinali destacou a precisão dos conteúdos abordados e a humanização dos profissionais envolvidos. “O curso me abriu a visão sobre a história das zoonoses e até da Vigilância em Saúde Moderna”, afirmou. "Os docentes são humanos e têm capacidade de transmitir o que sabem e também o que precisam saber. E isso é de grande valia”, também observou.

Para a docente Sandra Justina, que sempre trabalhou em Unidades Básicas de Saúde (UBS), a experiência também foi um grande aprendizado. “Eu aprendia a prática do agente de zoonoses em materiais, nunca tinha trabalhado com esses profissionais”, explicou.

O docente e principal mentor do curso, Gladyston Costa, considerou como alcançados os objetivos centrais do curso. “Foi possível identificar um desenvolvimento significativo, em relação ao esclarecimento sobre os princípios do SUS e o papel dos técnicos em vigilância em saúde nesse sistema”, comentou.

Os alunos deverão entregar os TCCs também no final de março, junto às demais turmas das Escolas Municipais Regionalizadas, na EMS. Acompanhe a cobertura completa da apresentação dos trabalhos e da formatura em todas as nossas mídias.

Colaboradora: Camila Marques

collections
Galeria de imagens